_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

PÃO DE MILHO VERDE na MFP



Este pão foi, por muito tempo, o carro chefe deste Blog. Já tem quase 10 anos que eu o postei e agora estou adaptando
para Máquina de Fazer Pão.


INGREDIENTES
500g de farinha
1/2 xic de fubá
1 ovo + 1 gema
50 ml de óleo
1 colh cheia de manteiga
2 colh de açúcar
1 colh de chá cheia de sal
1 colh cheia de leite em pó
1 lata de milho verde BEM escorrido
250 ml +/- de água
1 envelope de FERMENTO BIOLÓGICO SECO


MODO DE PREPARO
Num copo de medidas coloque o ovo, a gema, o sal, o óleo e complete com água até dar 300 ml. Misture, despeje no liquidificador com o milho e bata muito bem, até que o milho se desfaça.
Despeje na MFP (Máquina de Fazer Pão) e em seguida coloque a manteiga, o fubá, o açúcar, a farinha e, em cima de tudo, o fermento.
Ligue a máquina na opção MASSA (opção 8).

Em 6 a 8 min é para ter formado uma bola, se ficar mole acrescente mais farinha às colheradas (uma a uma), deixando cada uma incorporar bem à massa antes de colocar outra. Quando pede mais farinha é 2 ou 3 colheres, no máximo, vai depender do milho ter sido bem escorrido e da própria umidade dele.
Deixe a máquina trabalhar, o que leva 1:30h.
Tire a massa da máquina e coloque sobre a mesa levemente enfarinhada. Enrole o pão e role ele em fubá (isso evita que precise untar a forma e o pão fica mais bonito).

O QUE É ROLAR EM FUBÁ  ???
Espalhe fubá sobre a mesa e "empane" o pão com ele.

Coloque numa forma de bolo inglês grande, faça os riscos em cima, cubra e deixe onde não bata vento (o micro-ondas  é ideal) até dobrar o volume - 45 min a 1h - em dias frios pode levar mais.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por 30 a 40 min, deve corar a superfície.
Coloque para esfriar sobre uma grade ou uma toalha dobrada para que não umedeça embaixo.  Corte FRIO.





OBS.:

- a massa NÃO PODE ficar dura. Deve ficar meio molenga para que resulte num pão  macio e leve. Lembre-se que ela lava milho e fubá.

- para que serve o LEITE EM PÓ ???  ........ele funciona como um melhorador de farinha, ajuda na maciez e pode ser colocado em QUALQUER massa de pão ......  use 1 colh de sopa BEM CHEIA para cada 500g de farinha.

- esta massa é neutra ou mais para salgada, mas você pode fazer um pão adocicado, colocando 4 ou 6 colh de açúcar ao invés de duas e acrescentando 1 colh de sementes de erva doce.

- os cortes em cima do pão são feitos com estilete ANTES do crescimento final. Apenas risque o pão e esse corte vai abrir com o crescimento da massa.

- com massa doce ou salgada podem ser feitos pequenos pãezinhos (rolar no fubá da mesma forma), recheando-os a seu gosto. A massa doce com recheio de goiabada fica excelente (escolha uma goiabada bem firme).





Receita original  AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO