_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

FALAFEL ASSADO - o bolinho árabe de grão de bico




Peguei a receita lá no CANTINHO VEGETARIANO.
Já tinha comido em restaurante árabe, mas devo confessar que o meu ficou mais saboroso.

INGREDIENTES
1 xícara de grão-de-bico seco
1 xícara de salsinha fresca
1/2 xícara de coentro fresco (usei seco)
1 cebola branca picada
2 dentes de alho crus
1 colher (sopa) de gergelim branco
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de pimenta síria (usei pimenta do reino)
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 colher (café) de sal ou a gosto
Suco de 1/2 limão taiti
1 fio generoso de azeite de oliva

MODO DE PREPARO
Coloque o grão-de-bico de molho em água de um dia para o outro – 8 horas são suficientes (eu gosto de deixar 12h e trocar a água na metade do tempo). Escorra o grão-de-bico, lave, coloque no processador de alimentos junto com o azeite e bata no modo pulsar até que esteja grosseiramente triturado.
Junte todos os outros ingredientes e bata novamente até obter uma massa grossa e com aspecto farelento.
Unte uma assadeira com azeite e preaqueça o forno a 180º-200°.
Unte as mãos e, COM DELICADEZA, molde os bolinhos e achate-os levemente (como iremos assar, quando achata-se a área da superfície e da base aumentam, tornando mais propícia a formação de uma crostinha crocante). Ajeite os bolinhos na assadeira deixando uma distância de uns 2 dedos entre eles. Leve ao forno por 15 minutos, retire a assadeira do forno, vire os bolinhos com uma espátula e retorne a assadeira para o forno por mais 15 minutos. Depois disso vá virando os bolinhos até que ambos os lados estejam douradinhos.

DICAS:
- Se você for fritar o seu falafel adicione à receita 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou outra farinha de sua preferência para dar mais liga e sustentação à massa;

- Se ao moldar os bolinhos achar que está muito mole ou esfarelando coloque toda a massa em um pano de prato, enrole e retire o excesso de líquido. Eu não costumo fazer isso (gosto dele mais úmido depois de pronto), mas se a falta de sustentação da massa te incomodar muito na hora de moldar isso pode ajudar (o meu ficou meio mole e eu juntei uma colher bem cheia de farelo de aveia).

- Para que o seu falafel fique bem verdinho, como em algumas fotos que vemos por aí, aumente a quantidade de ervas (salsa e coentro) e bata-as antes de adicionar o restante dos ingredientes no processador de alimentos, como se fosse fazer um pesto.

- Não recomendo o uso de grão-de-bico enlatado nesta receita porque ele já vem cozido e é mole demais para ser usado na receita, quando for colocado no processador vai virar uma pasta.

- Para variar a receita você pode substituir o grão-de-bico por feijão branco, na mesma quantidade.

-  Use o coentro mesmo se não gostar, porque ele apenas integra o sabor do falafel como um todo, seu sabor não vai sobressair aos demais componentes da receita. Na minha opinião a composição de sabores é perfeita e se tirar algum ingrediente não vai ficar igual (eu usei coentro seco e ficou ótimo).


O arroz e o tabule você encontra AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO