O Arais é um sanduíche de origem armênia que se popularizou em vários países do Oriente Médio e no Brasil. Consiste em pão sírio recheado com uma mistura de carne moída crua e temperos, que é então grelhado ou assado até ficar crocante por fora e suculento por dentro.
História e Origem
A história do Arais, como é conhecido no Brasil, está fortemente ligada à imigração armênia para São Paulo.
Criação no Brasil: O sanduíche Arais foi criado em 1983 por Missak Yaroussalian, um imigrante armênio nascido na Síria, carinhosamente chamado de "Carlinhos" pelos clientes.
Inspiração Culinária: Carlinhos adaptou a tradicional kafta (carne temperada) ao pão sírio. Sua primeira tentativa, assando a carne com limão e tomate, não foi satisfatória, mas a versão simplificada na chapa ou grelha resultou em um sucesso inesperado.
Nome: Um cliente libanês notou a semelhança do novo prato com uma iguaria que ele comia no Líbano, chamada "Aruis". O nome pegou, e com uma pequena mudança na vogal, tornou-se "Arais".
Popularidade e Patente: Inicialmente servido como entrada em seu bar e lanchonete no Brás, o Arais rapidamente se tornou o prato principal e carro-chefe do Carlinhos Restaurante, sendo patenteado em 2005 devido à sua popularidade.
O Prato na Atualidade
Hoje, o Arais é um clássico da culinária armênia e do Oriente Médio, apreciado por sua simplicidade e sabor marcante. É frequentemente servido com molho de tahine ou iogurte, e o recheio pode incluir queijo, tomate e cebola, dependendo da receita e da região. Redes de fast-food e outros restaurantes em São Paulo oferecem suas próprias versões do prato, o que demonstra sua ampla aceitação e integração à gastronomia local.
INGREDIENTES
6 pães sírios médios (15 cm de diâmetro)
500 g de acém moído
1 tomate maduro sem as sementes (eu não colocaria pq solta muita água)
½ cebola picadinha
3 colheres (sopa) de azeite
1½ colher (chá) de sal ou a gosto
1 colher (chá) de pimenta síria
¼ de colher (chá) de canela em pó (não coloquei pq não gosto)
salsinha e hortelã a gosto (coloquei só salsinha)
azeite para pincelar
fatias do queijo de sua preferência para rechear
MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque a carne moída, a cebola, o tomate, a salsinha e a hortelã. Tempere com o sal, a pimenta síria, a canela em pó e o azeite e misture bem com as mãos, amassando por cerca de 3 minutos — isso ajuda a liberar o colágeno da carne, assim ela cria uma liga e se fixa melhor ao pão.
Para montar os arais: coloque cerca de ½ xícara (chá) do recheio sobre um pão, espalhe com uma colher ou com a mão até 1/2 cm da borda e pressione bem para fixar a carne no pão.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo para aquecer e pincele levemente com azeite. Coloque um arais com a carne para baixo e pressione delicadamente com uma espátula para que a carne doure por cerca de 2 minutos.
Pincele o pão com azeite, vire o sanduíche com a espátula, coloque 1 ou 2 fatias de queijo dobradas, dobre o lanche COM CUIDADO e deixe o pão dourar por mais 1 minuto de cada lado.
Transfira o sanduíche para um prato e repita a operação com os restantes - durante o processo, passe um papel toalha na frigideira para limpar eventuais pedacinhos de cebola e tomate que podem cair e tostar na frigideira com o tempo. Sirva a seguir.
DICA
- Antes de iniciar o preparo, você pode pré-aquecer o forno na temperatura mais baixa e assim que for passando os arais pela frigideira, coloque numa assadeira e mantenha no forno até terminar de fazer todos os sanduíches - dessa forma eles permanecem quentinhos até a hora de servir.
- Você pode servir os ARAIS com um molho de iogurte ou de tahine.
MOLHO DE IOGURTE
Misturar bem 1 copinho de iogurte natural, 4 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de hortelã bem picadinha, 3 colheres de sopa de salsa bem picadinha, suco de 1 limão e sal a gosto.
MOLHO DE TAHINE
¼ de xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim), ¼ de xícara (chá) de água filtrada, 1 dente de alho, suco de 1 limão e sal a gosto.
Pique o alho bem fininho com a faca, tempere com uma pitada de sal e bata bem até formar uma pastinha.
Acrescente o tahine, o caldo de limão e misture bem. Junte aos poucos a água, misturando com uma colher até ficar na consistência desejada (mais fluido ou mais encorpado). Transfira para uma molheira e sirva a seguir


Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA POR COMENTAR !!!