_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

BOLACHINHA DE MARACUJÁ SEM GLÚTEN


LEVE, SEQUINHA E MUITO SABOROSA, 
diferente de muita coisa sem glúten que já experimentei por aí.
Meu marido (Luiz Antonio) faz Faculdade de Tecnologia de Alimentos na FATEC aqui de Piracicaba
e o primeiro trabalho em equipe do semestre é elaborar um produto sem glúten e especificá-lo.
Quem forneceu a receita foi a colega Elizângela
e ontem resolvemos testá-la aqui em casa.


INGREDIENTES
100g de Leite em pó
200g de manteiga sem sal 
160g de açúcar mascavo
430g de farinha de arroz
10g de fermento químico (1 colh de sopa rasa)
120ml de suco concentrado de maracujá (2 frutas médias)
60g de cascas desidratadas de maracujá

MODO DE PREPARO DO SUCO DE MARACUJÁ
Corte uma tampa de cada fruta, retire a polpa com uma colher e coloque no liquidificador, sem a pele interna. Acrescente 50ml de água e bata por 2 min.
Passe por uma peneira fina.
Se a polpa não for suficiente, complete com água até os 120 ml e reserve.


DESIDRATANDO AS CASCAS
Corte as cascas em quadrados de aproximadamente 1 cm.
Usando um processador na modalidade PULSAR, processe até ficar em pedaços bem pequenos (não é para virar farelo).
Espalhe numa forma, coloque no forno em temperatura baixa e vá misturando e monitorando até que as cascas fiquem totalmente desidratadas e com textura crocante. 
Deixe esfriar totalmente para juntar na massa.

MODO DE PREPARO DA MASSA
Misture o leite em pó, a manteiga e o suco; em seguida, acrescente o açúcar, a farinha de arroz, as cascas desidratadas e, por último, o fermento.
Modele bolinhas com 5g de peso e achate com um garfo.
Acomode as bolinhas numa forma SEM UNTAR e deixe descansar na geladeira por 45 min.
Coloque para assar em forno pré-aquecido a 200°C por 20 a 25 min.
A base deve ficar bem dourada.

OBS.: Se você também for intolerante ou alérgico à lactose, use margarina sem sal com 80% de gordura.




RENDIMENTO: mais ou menos 150 unidades

4 comentários:

  1. Oi Lúcia, vc gostou da receita ? Essa receita eu e o Diego desenvolvemos para o PI do primeiro ciclo, fico feliz por mais alguém além de mim testar obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que tenho a agradecer.........esse tipo de receita não é o meu forte, mas as pessoas pedem.

      Excluir
  2. ola sera que da certo sem as cascas desidratada ? meu marido so come sem glúten queria testar hoje adorei a receita obg beijinhos

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO