_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

LINGUA DE VACA NO MOLHO DE TOMATE



Como eu me baseei em várias receitas diferentes, não tenho como citar a autoria.
Eu juntei ingredientes e maneira de preparar de outras 3 receitas, mais o que me lembrei de quando a minha mãe fazia.
Eu sei que muita gente vai torcer o nariz, mas esta é uma carne muito saborosa e fica super macia.

ESTE É UM PRATO QUE ME REMETE À INFÂNCIA.


INGREDIENTES

PARA O COZIMENTO DA LÍNGUA
1 língua de mais ou menos 1kg
1/2 cebola sem picar
3 dentes de alho
2 folhas de louro
pimenta do reino em grão
1 colh de chá de sal
50 ml de vinagre





PARA O MOLHO
1cebola grande picada
4 dentes grandes de alho espremidos
1 ou 2 sachês de molho de tomates
1 xic de água (pode ser a água coada do cozimento da língua)
100g de bacon em cubinhos
2 colh de azeite
1/2 pimentão vermelho em tiras (ou 1 pequeno)
temperos a gosto: sal, pimenta, orégano, páprica defumada etc
cheiro verde picado a gosto
azeitonas pretas a gosto


MODO DE PREPARO
Lave muito bem a língua, tire as gorduras e nervos,  esfregue bastante vinagre em toda ela e lave de novo.
Corte ao meio coloque na panela de pressão com os ingredientes do cozimento.
Cubra com água até uns 3 dedos acima.
Leve ao fogo e conte 1h após pegar pressão (tem que ficar bem molinha).
Tire a língua da panela e deixe amornar.
Retire toda a pele dela (sai fácil) e corte em fatias não muito grossas (mais ou menos 0,5 cm) e reserve.




Frite o bacon no azeite ate dourar. Junte o alho, a cebola e refogue.
Coloque o molho de tomate, a água, os temperos e deixe ferver.
Acomode as fatias de língua, o pimentão e deixe cozinhar por mais 20 min
com a panela tampada.
Coloque as azeitonas na panela já desligada, dê uma misturada e
polvilhe o cheiro verde por cima antes de servir.
Sirva com arroz e/ou purê de batatas.


OBS.: 
- a quantidade de molho é a seu gosto e vc pode substituir um dos sachês por massa de tomate ou alguns tomates picados.

- eu prefiro o molho abundante não muito grosso na língua, mas vc pode adaptar ao seu gosto.

- não economize temperos.
 
- as azeitonas não devem ferver com no molho para não perderem o sabor e nem ficarem amargas.

- Nas lojas da SWIFT ou em grandes supermercados você encontra bandejas de língua fatiada, sem a pele grossa e congelada, pronta para ir à panela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO