OS PÃES FEITOS COM FERMENTO CASEIRO
TEM SEU ÍNDICE GLICÊMICO BEM MAIS BAIXO
POR CONTA DA FERMENTAÇÃO LENTA
OS PÃES FEITOS COM ESTE TAMBÉM PODEM SER FEITOS COM FERMENTO COMUM...basta pular a parte da esponja, colocar 2 copos d'água na massa e usar 2 envelopes de fermento biológico seco (uso FERMIX) ou 60 g do fresco
TEM SEU ÍNDICE GLICÊMICO BEM MAIS BAIXO
POR CONTA DA FERMENTAÇÃO LENTA
OS PÃES FEITOS COM ESTE TAMBÉM PODEM SER FEITOS COM FERMENTO COMUM...basta pular a parte da esponja, colocar 2 copos d'água na massa e usar 2 envelopes de fermento biológico seco (uso FERMIX) ou 60 g do fresco
Quem me ensinou foi a Vânia Waya, lá do grupo SOMOS FEITOS DO QUE COMEMOS....mais algumas instruções da Jaqueline Lopes.....mais algumas pesquisas na internet.
MATERIAL NECESSÁRIO
1 vidro com capacidade de pelo menos 1 litro (esse da foto tem 1,3 litro e comprei numa loja de 1,99 por R$ 3,49)
----> O ideal é ter 2 vidros para poder trocar qdo ficar com as paredes muito melecadas de fermento. Você faz isso depois do fermento alimentado (despeja no outro vidro)
1 colher de pau ou de plástico com cabo não muito curto para facilitar na hora de misturar (comprei uma de plástico na loja de 1,99 por R$ 1,70)
1 xic de água mineral (água da torneira ou do filtro contém cloro e mata o fermento)
1/2 xic de farinha de trigo branca (uso DONA BENTA)
1/2 xic de farinha integral (uso DONA BENTA empacotada a vácuo) ou de centeio (a de centeio é melhor...o fermento borbulha mais rápido)
MODO DE PREPARO
Coloque os ingredientes no vidro e bata com a colher para incorporar bem. Cubra com um pano úmido e coloque num lugar onde não pegue sol, mas que seja quente (em cima da geladeira ou de um armário é o ideal) e deixe 24h.
Passado esse tempo é hora de começar a alimentar seu fermento para que ele não morra e você deve fazer isso 2 vezes por dia, por pelo menos 5 dias.
No 2º dia vai aparecer um liquido escuro em separado da mistura de trigo...isso é normal e você deve misturar o fermento várias vezes nesse dia.
Quando começar a borbulhar é pq seu fermento já tem vida, isso vai acontecer no 3º dia.
COMO ALIMENTAR O FERMENTO ???
Você mistura o conteúdo do vidro, acrescenta 4 colh de sopa de água mineral, 2 colh de sopa de farinha branca e 2 colh de sopa de farinha de centeio (ou integral), bate bem com a colher de plástico (ou de pau) e torna a cobrir com o pano úmido, mantendo-o sempre úmido (é importante fazer isso 2x ao dia).
No 5º dia, geralmente o fermento está pronto e deve ter cheiro característico de fermento fresco, igualzinho àquele comprado na padaria.
É a hora de guardá-lo na geladeira.
Se vc for já for fazer um pão, tire por volta de 360g de fermento (+/- 1 1/2 copo de requeijão) para 1kg de farinha.
Alimente o restante com 1 xic de água, 1/2 xic de farinha branca e 1/2 xic de farinha de centeio, misture bem, coloque a tampa por cima SEM ROSQUEAR e guarde na geladeira.
Uma vez na geladeira, ele deve ser alimentado NO MINIMO uma vez por semana (o ideal é 2x) e para isso vc tem que tirar metade da quantidade do vidro e jogar fora ou doar para alguém, senão pode transbordar, caso não vá fazer pão.
Seu fermento vai durar MUITO se você cuidar bem dele e não deixar de alimentá-lo.
OBS.: eu fiz 2 tentativas...o vidro da direita é a 1ª, mas a 2ª foi a que ficou melhor.
Aqui o fermento foi usado, alimentado e guardado na geladeira em seguida ... menos de 24h depois, vejam como ele está !!!
OBS.: EM POSTAGENS POSTERIORES COLOCAREI RECEITAS DE PÃES
COM FERMENTO CASEIRO
vou experimentar!obrig!
ResponderExcluirDesculpe, acho que o comentário anterior ficou no anônimo. rsrs
ResponderExcluirMas será que dá para usar semolina no fermento natural?
A ideia é pra fazer o pão italiano. Se você tiver uma receita legal também, pode me passar por favor? rsrs
Essa aí vou testar.
olá Rafael...tenho um pão que fica BEM próximo do italiano e no mesmo link tem um outro fermento natural, do qual eu gostei mais... dá uma olhada: http://receitastestadaspormim.blogspot.com.br/2013/11/pao-com-fermento-de-casca-de-batata.html
Excluir