_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PÃO DE DEUS



,

Pão de origem portuguesa, provavelmente criado na festa de PÃO-POR-DEUS que acontece no dia de finados e onde crianças percorrem as casas para ganhar pães, biscoitos e frutas secas (semelhante ao halloween americano, onde elas ganham doces com o gostosuras ou travessuras).
Quem quiser saber mais a respeito, AQUI tem.

Existem muitas receitas deste pãozinho na net, mas a essência de todas elas é a mesma. Algumas com menos farinha, o que significa que rende menos pães. Outras sem nenhum ingrediente para saborizar. Umas com mais ovos, outras com menos. Então eu juntei tudo e não vou dizer que criei, mas que cheguei nesta receita.

INGREDIENTES
500 g de farinha
150 g de açúcar
1 colher de sopa de leite em pó (por minha conta)
1 pitada de sal
2 ovos 
1 envelope de 10g de fermento biológico seco ou 30 g do fresco
100 g de manteiga ou margarina 80% de lipídeos
1 xicara de leite morno mais ou menos (xícara padrão = 240 ml)
1 colher de sopa de raspas de laranja
1 ovo para pincelar (se preferir, pode colocar só gema)

COBERTURA
1 ou 2 ovos (vai depender do tamanho deles)
100 g de coco ralado
100 g de açúcar
  

MODO DE PREPARO
Se você optar pelo fermento fresco, deve fazer uma esponja antes: misture o fermento com 50 ml de leite, 2 colheres de sopa de farinha e deixe descansar por 20-30 min. Vai espumar e crescer bastante.
Caso opte pelo fermento seco, basta misturá-lo na farinha.
A partir daí você faz a massa incorporando os outros ingredientes e amassando muito bem. Deve ficar uma massa lisa e muito macia, portanto coloque o leite AOS POUCOS porque pode não precisar de todo ele.
NÃO A DEIXE DURA, NEM SECA.
Coloque numa bacia, cubra com um pano e deixe crescer até quase dobrar o volume (isso leva por volta de 2h por conta da quantidade de manteiga e de açúcar da massa).
Divida a massa em pedaços de 80g mais ou menos (aqui deu 15 pedaços de 82g cada), faça bolinhas com eles e arrume numa forma forrada com papel manteiga ou untada. Deixe um espaço entre as bolas porque elas vão crescer.
Coloque num lugar livre de vento e deixe dobrar o volume.
Prepare o recheio, misturando os ingredientes e amassando com um garfo. Comece colocando apenas um ovo e, se necessário, coloque mais uma gema e/ou a clara (coloque uma e depois a outra porque pode nem precisar das duas), pois deve ficar uma papa grossa e que não escorra.
Depois dos pãezinhos crescidos, divida o recheio sobre eles, colocando uma colher de sobremesa sobre cada um e se sobrar, divida entre os que ficaram com menos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180-200° por mais ou menos 30 min.
Tire do forno e peneire sobre os pãezinhos ainda quentes o açúcar de confeiteiro.













OBS.:
- nunca coloque o sal sobre o fermento porque ele pode matá-lo........eu costumo dissolver no líquido da receita.

- para facilitar a colocação do recheio, você pode fazer um pique com uma tesoura de ponta fina sobre cada pãozinho... ao crescer esse pique abre e forma uma caminha.

Um comentário:

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO