_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

BOLACHA DA VOVÓ




Quem na infância não comeu destas bolachas com leite na casa da vovó ???
Eu peguei esta receita num desses sites mequetrefes que roubam receitas e fotos de blogs e sites sérios para se promover.
Como tem a receita igual ou semelhante em diversos outros sites, não vou dar crédito a ninguém.

INGREDIENTES
1/2 litro de leite
1 e 1/2 xícara de banha (300 g - pode usar margarina 80% de lipídeos)
1 kg de farinha de trigo (usei quase 1,5 kg)
2 xícaras de açúcar (se quiser mais docinha, coloque 3 xic)
2 colheres de sopa de sal amoníaco (ou Bicarbonato de Amônia)
1 pitada de sal
3 ovos
casca ralada de 2 laranjas                                                                           

1/2 kg de açúcar cristal (para polvilhar)
2 ovos batidos (para pincelar)

MODO DE PREPARO
Coloque o sal amoníaco em uma bacia e jogue por cima a gordura derretida (eu derreti no MO em potência média para não ficar muito quente)
Cuidado com os olhos, pois pode se formar uma fumaça nessa hora.
Junte o leite em temperatura ambiente, os ovos, o açúcar, a pitada de sal, e misture. Acrescente a farinha de trigo AOS POUCOS e vá amassando até ficar uma massa macia e que não grude nas mãos. Essa massa não deve ser sovada.
Abra a massa em mesa enfarinhada na espessura de 0,5 cm, pincele com o ovo batido (sem miséria) e polvilhe fartamente com açúcar cristal. Corte em tiras de 2,5-3 cm X 7-8 cm (eu usei uma carretilha, mas você pode usar um cortador de pizza). Arrume as bolachas em forma forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média-alta até dourar (no meu forno levou 20 min).

RENDEU 140 UNIDADES







Desta vez com canela...
.........eu fiz 1/2 receita e coloquei 1 colh de sopa de canela em pó na massa.



COM COCO........
Substituir o leite da massa por 2 garrafinhas de leite de coco + 100 ml de leite de vaca....... e 400g de coco ralado na massa.

14 comentários:

  1. eu poço coloca a manteiga no luga da banha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não experimentei com manteiga, mas creio que sim.........teste e venha nos contar.

      Excluir
  2. Lembrança da casa da vovó. Vou experimentar.

    ResponderExcluir
  3. Amei esses biscoitos eu segui passo a passo como está na receita fez muito sucesso aqui em casa uma delícia ainda mais acompanhado de um cafezinho huummm😋

    ResponderExcluir
  4. lembrei quando era criança minha mãe fazia e guardava em lata e muito boa essa receita

    ResponderExcluir
  5. Deu saudades de minha didinha (vovó)ela fazia e enrolava em forma de roquinhas 😋😋🙌🧀

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO