_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

terça-feira, 5 de junho de 2018

SARDINHAS EM CONSERVA




Eu faço esta receita faz muito tempo e peguei no programa Terra da Gente da Rede Globo, numa data que já nem me lembro mais.
Com ela você faz torta, pizza, come com pão, com arroz etc......
Fica igualzinha às sardinhas de lata.

INGREDIENTES
- sardinhas limpas e inteiras (não use sardinhas espalmadas)
- tomates picados ou massa de tomate (uma embalagem de 280g para cada kg de sardinha)
- cebolas em rodelas - 2 un. por kg de sardinha
- cheiro verde picado
- azeite ou óleo - eu uso óleo Maria que é misto com oliva
- vinagre 
- noz moscada ralada
- orégano e coentro seco (por minha conta)
- folhas de louro
- sal e pimenta (se quiser bem picante, use pimenta dedo de moça)

MODO DE PREPARO
Lave bem as sardinhas, tirando qualquer resíduo das víceras e passando o dedão no sentido contrário das escamas para retirar alguma que tenha ficado.
Na panela de pressão coloque as cebolas, os tomates (ou massa de tomate - use metade em cada camada) e o cheiro verde. 
Sobre eles ajeite as sardinhas lado a lado, alternando
a posição (cabeça X rabo - uma para lá e outra para cá) de forma a preencher todo o espaço. 
Repetir as camadas nessa ordem (panela de pressão de 4,5 litros = 2 camadas).
Pode-se colocar sal dentro de cada sardinha ou por cima de tudo (eu prefiro colocar temperos sobre cada camada).
Por cima de tudo coloque o azeite e o vinagre (para cada Kg de sardinha coloque 1 copo de azeite e 1 copo de vinagre).
Leve ao fogo e quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte 20 min.
Apague o fogo, mas NÃO ABRA e nem chacoalhe a panela que só deve ser aberta após 12h (o ideal é fazer à noite para degustar no dia seguinte).
As fotos abaixo mostram o PAP de como arrumá-las na panela.
As sardinhas ficam inteiras como as de latinha.












OBSERVAÇÕES:
- eu comprei as sardinhas já limpas e sem escamas em pacote de 800g e vieram 12 sardinhas médias).

- as das fotos eu fiz com massa de tomate porque as queria no molho, mas se você quiser elas mais "limpinhas", use tomates maduros e firmes.

- caso não queira esperar as 12h, só abra a panela depois de completamente fria - se mexer nas sardinhas ainda quentes, elas vão quebrar.

- cuidado com o sal, pois você vai colocar em cada camada, assim como os outros temperos.

- eu não gosto de colocar o cheiro verde antes de cozinhar, mas sobre as sardinhas cozidas e frias.

Um comentário:

  1. Gostei da sua receita obrigada por compartilhar com a gente

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO