_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

terça-feira, 5 de março de 2013

TEMPERO CASEIRO




Eu faço esse tempero há anos, mas até ontem colocava quantidades iguais de alho e cebola e isso pedia muito sal.
Desta vez eu resolvi mudar e colocar uma quantidade BEM maior de alho...ficou excelente !!!

Aqui na minha cidade eu encontro o alho já descascado em pacotes de 500g.

VAMOS LÁ:
Coloque no copo do liquidificador 1 cebola grande picada, 150ml de óleo de boa qualidade ou azeite (pode ser óleo misto) e bata bem até dissolver.
Vá colocando o alho (500g pesado sem casca) aos poucos e batendo para triturar bem. Junto, vá colocando um punhado de folhas de manjericão e um punhado de salsa e cebolinha. Vá pulsando o liquidificador para triturar o máximo que der.
Despeje tudo numa bacia, coloque 1kg de sal e misture até incorporar totalmente.
Distribua a mistura em vidros com tampa de plástico, cubra com uma camada de óleo ou azeite, tempe bem e guarde (pode ser fora da geladeira).
Quando começar a usar, passe a guardar na geladeira.

Esse tempero serve prá tudo e mesmo que vc refogar o arroz com ele, não vai deixar cor.

Pode acrescentar pimenta ou outras ervas a seu gosto (orégano, louro etc)

Na foto abaixo tem os vidros vistos de cima, onde se vê bem a camada de azeite, usada para maior conservação.



OBS.: a quantidade da 1ª foto equivale a 2 receitas (5 1/2 vidros de maionese de 500g)...eu usei 1 maço de cheiro verde e 1/3 do maço de manjericão.

Ahhhh !!! ... ele fica verde, mas não transfere a cor para os alimentos, nem para o arroz.


NUMA VERSÃO COM PIMENTÃO VERMELHO
Vc jamais vai dizer que na comida tem pimentão...o sabor é MUITO bom.


Basta triturar pimentão vermelho junto com o alho.
É mais ou menos 1/2 pimentão médio por vidro de 500ml.



O QUE FAZER COM O QUE SOBROU DO MANJERICÃO ???
Se deixar na geladeira, ele estraga fácil.......então vamos congelar para usar posteriormente e da mesma forma que se usa o fresco... congelado, direto para a panela ou tempero ou sobre a pizza !!!

Lave e deixe secar o manjericão (coloque os galhos lavados sobre um pano de prato LIMPO). Solte as folhinhas SECAS e coloque num saco plástico. Tire o ar o máximo possível, mas sem amassar as folhas. Amarre a boca do saquinho e guarde no freezer...você pode congelar num pote plástico com tampa hermética (aquela que fecha TOTALMENTE)

Quando for usar, tire a quantidade necessária e guarde em seguida o que sobrar.........ele NÃO PODE ser descongelado para guardar de novo, senão mela..........................isso você pode fazer com QUALQUER erva ou tempero fresco, cheiro verde por ex.







Olha só a praticidade de CHEIRO-VERDE congelado...é só você cutucar com um garfo e colocar direto na panela.





Estes foram os últimos que eu fiz e o vidro com o conteúdo branquinho ali é só alho...picado...prontinho para fazer AQUELE macarrão a alho e óleo.
AQUI você aprende como faz:

148 comentários:

  1. Lúcia, gostei dessa receita. Gostaria de saber quanto eu coloco de alho. Seria uma xícara de chá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme está lá em cima Dalva são 500g de alho pesado sem casca. Eu repeti agora a quantidade no modo de preparo também.

      Excluir
    2. É isso mesmo, está bem claro na receita. Obrigada, Lúcia.

      Excluir
    3. boa noite, por favor poderia me dizer como posso fabricar o meu tempeiro caseiro e oque adicionar para que ele continue verdinho, como os do supermercado, pois so com a cebolinha e salsinha , com o tempo eles vao pérdendo a cor. Dai houvi falar em corante natural de clorofila, posso por, liquida ou em po, tem algum marca ou distinçao, por favor me oriente. obrigada

      Excluir
    4. Nunca usei NENHUM corante em meus temperos, portanto não sei informar tipo nem marca...........tempero caseiro, na minha opinião tem que ser natural, sem corantes e o mais saudável possível...afinal depois de colocá-lo na panela, a cor será alterada

      Excluir
  2. Olá Lu, eu faço esse tempero, mas sem o óleo, e uso sal grosso (dizem que é melhor que o refinado, para a saúde) . Bato o sal no liquidificador, até triturá-lo. Tiro o sal, bato cebola, alho e ervas (tudo no olhômetro) ... e acrescento essa mistura no sal processado. Fica ótimo! Não guardo na geladeira. Aprendi com a minha mãe. Vou testar o seu. Beijos.
    Claudia (www.fogao4bocas.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo ou azeite é para conservar por mais tempo Claudia...eu chego a ficar com ele aqui por 5-6 meses.

      Excluir
  3. Nossa sempre tive vontade de fazer tempero caseiro, parece que esse é ótimo!! Vou fazer.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse tempero, mas sempre q faço, acho q ele espirra mt na panela. Será q to fazendo alguma coisa errada ? Faço igual, só nçao coloco o manjericão. Bjs
    Eliane de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está errando na ordem de uso do tempero Eliane...arroz, por ex, vc esquenta o óleo, coloca o arroz, mistura e DEPOIS é que coloca o tempero. Se vc colocar o tempero direto no óleo quente, além de espirrar e fazer uma "caca" danada, ele queima. E assim é para outros alimentos refogados.

      Excluir
  5. o tempo de conservação tanto em geladeira e fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme eu respondi para a amiga Claudia ali em cima, eu já fiquei 5-6 meses com ele em casa...depois de começar a usar é que vc TEM que colocar na geladeira por conta da entrada de ar que pode facilitar a criação de fungos.

      Excluir
  6. Lucia vc é demais coisas simples que facilitm a vida da gente cheio de detalhes porque as vezes a gente sabe mas não lembra ou não conhece os segredos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. eu prefiro o alho em pedacinhos, e o cheiro verde tb.. entao eu faço com esses msm ingredientes mas bem picadinho.
    Depois de picar eu amasso no pilão de alho, o alho o cheiro verde com pouco sal, amasso bem, e depois ponho os outros ingredientes como azeite e o restante do sal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essa maneira é pra quem economiza tempo, eu faço um kilo tempero e dura muittoooo tempo, trabalho muito e nao gosto de comer fora, so a minha comida e da minha sogra que e otima

      Excluir
  8. Lucia, o tempero q faço é muito parecido. É uma receita que peguei no suplemento feminino do jornal O Estado, e a única diferença é que leva algumas pimentas dedo-de-moça (sem as sementes), tomilho fresco e coloca-se óleo para mixar tudo junto. Sou viciada neste tempero, é bom demais, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, passe a sua receita de tempero caseiro para mim.

      Excluir
  9. Eu fiz, mas diminui o Sal. Acho que 1kg de sal é muitooooo. Fiz com 150g de sal e ficou perfeito! ;)

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber se pode liquidificar o sal, junto com os temperos.

    ResponderExcluir
  11. posso colocar o tempero caseiro em pote de sorvete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito grande Marina........creio que afete sua durabilidade......o correto mesmo é os vidros

      Excluir
    2. adorei esse tempero, vou fazer em casa pq vai facilitar muito a minha vida bjs e obgdo pela dica

      Excluir
    3. Certos plásticos têm BPA.Melhor em vidros.

      Excluir
  12. Bom dia Lucia!
    Que delicia encontrar seu Blog e o mais bacana é que vc responde as questões e duvidas das leitoras. Quero muito sua opinião, estou procurando uma renda extra e como amo cozinhar estou fazendo temperos caseiro para vender mas, quero melhorar a qualidade. Adorei suas sugestões, principalmente a do alho descascado mas, eu não coloco sal nos meu tempero, isso porque muitas pessoas tem restrição ao sal (assim como eu).... então achei que este seria um diferencial. O que vc acha amiga??? Pode me dar mais sugestões????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Enayle... o sal é um dos conservantes e fazendo sem ele vc tem que diminuir o prazo de validade, pois se alguém adoeçe e prova que foi por causa disso, vem problema prá vc...........eu faria uns com e outros sem sal e atenderia todo mundo.............esse tempero eu considero completo, mas vc pode fazer uns com louro, por ex.................outros com pimentão, como o ex. acima......

      Excluir
  13. LUcia adorei a idéia do pimentão vermelho no tempero, deve ficar mais saboroso. Quanto ao sal, vou seguir seu conselho. Não quero problemas... rsss.... mas, soluções. SOu muito grata pela sua atenção imediata.
    Uma outra pergunta - voce sabe ou tem a receita de como preparar aquele alho triturado/frito usado para saladas??? Beijinhosss

    ResponderExcluir
  14. Lucia, uma dúvida em relação à receita que leva o pimentão vermelho: essa receita é outra — alho com pimentão apenas — ou o pimentão vermelho foi acrescentado à primeira receita?
    Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pimentão foi acrescentado...é apenas uma variação...assim como vc pode usar louro, por ex.

      Excluir
  15. Legal este blog,um dos melhores que já vi,parabêns!

    ResponderExcluir
  16. Lúcia, posso colocar nessa mistura o tempero SECO completo?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia posso colocar pimentao verde ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim... só que o sabor fica muito mais acentuado... com o vermelho fica mais suave

      Excluir
  18. lucia bom dia,gostaria de saber se voce tem receita de tempero para linguiça suina caseira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia... creio que linguiça de qualquer espécie não possa ser feita com tempero caseiro, pela própria condição da matéria prima ser perecível a um prazo MUITO curto. Entre neste site: www.condimeat.com.br ... é uma indústria de condimentos especiais ... e peça um folheto que tem lá e ensina não só a fazer, como indica os condimentos certos e as quantidades a serem usadas.

      Excluir
    2. Lúcia mecho com alho descascado. Será que saberia alguma dica para quando a gente descasca o alho e ele já está amarelo. Como clarea-lo.

      Excluir
    3. Acho que quando o alho está amarelo, é que esta velho.

      Excluir
  19. Estou com uma dúvida,quando for preparar os alimentos,preciso adicionar mais sal,ou o sal do tempero é suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu uso só o tempero Nicole......tudo fica muito gostoso com ele...
      Vc só tem que ter cuidado com o arroz: frita o arroz com óleo e só depois coloca o tempero...se colocar o tempero sozinho no óleo, ele queima

      Excluir
  20. Boa tarde Lucia,
    Adorei sua receita mas tenho uma duvida em relação ao tempero no feijão, coloco direto na agua ou refogo no óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloca direto no feijão.....se vc tentar fritar o tempero no óleo, ele queima

      Excluir
  21. Lucia, eu faço no processador.
    Não coloco óleo, não precisa.
    No meu vai cebola, alho, salsão, pimentão verde sem sementes, malagueta tb sem sementes, cheiro verde e sal.
    Faço tb um só com alho, cebola e sal para arroz; e outro com tudo acima mais louro fresco, para feijão.
    Acredito que com óleo, depois de um tempo, pode ficar rançoso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fica rançoso não Samira......eu faço esse tempero faz MUITOS anos e já cheguei a ficar 6 meses com ele aqui em perfeito estado...o azeite junto com o sal ajudam a conservar os ingredientes.

      Excluir
  22. Olá Lucia, vc usa o louro em pó ou em folha? tenho um pé em casa e estou na duvida se fica com pedacinhos duros da folha... bjs...

    ResponderExcluir
  23. queria saber a receita de um pao de queijo gostoso voce tem? obrigada

    ResponderExcluir
  24. meu nome e rose nao tenho e mail por isso nao coloquei ali em perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho sim... http://receitastestadaspormim.blogspot.com.br/2013/03/pao-de-queijo-facil.html

      Excluir
  25. Posso fazer para vender sem medo de estragar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. E só pode usar potes de vidro? Não pode ser plástico? Obrigada novamente.

    ResponderExcluir
  27. eu só faço para uso doméstico...........sobre os potes, não se faz nenhum tipo de conserva em potes que não seja vidro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom,vendo tempero caseiro em potes plasticos,Sao propios,e.nao alters a qualidade!

      Excluir
    2. Pode até não alterar a qualidade Sr (a) Anônimo, mas não é o mais adequado......um pote de plástico não adequado pode deteriorar o plástico e causar danos à saúde a longo prazo, principalmente com produtos caseiros que não levam conservantes.

      Excluir
  28. oi eu queria saber quantos copo que da uma medida de 500g é porque eu nao tenho balança .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do copo Simone.............pegue uma vasilha de 500g e meça com água no copo que vc pretende usar e vai ter a quantidade de copos

      Excluir
  29. Olá,eu preciso colocar sal na comida além da do que tem no tempero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aí é o seu gosto que manda Augusto... experimente para acertar a dosagem ideal prá vc

      Excluir
  30. Posso acrescentar coentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode acrescentar o que quiser... só tenha cuidado pq não são todas as ervas que combinam com todos os pratos...

      Excluir
  31. Olá Lucia,Boa Noite...amei o seu blog..aprendi muitas coisas...Preciso da sua ajuda: Estou desempregada e gostaria de fazer alguma renda extra trabalhando em casa e me interessei em fazer os temperos que aprendi no seu blog..

    ResponderExcluir
  32. Lucia quanto você gasta em média para produzir um pote de 500gr ? Quero fazer para vender mas não tenho noção de custo para produzir e formar o preço de venda...Você sabe onde posso encontrar esses potes de vidros mais barato? Me dê alguma dicas por favor como faz anos que você produz esses temperos....Você acha que as pessoas se interessam em comprar produtos caseiros sendo que vende em mercado?Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila...esse é um cálculo que VOCÊ tem que fazer, primeiro pq os preços da matéria prima variam de um lugar prá outro e segundo pq eu não faço prá vender, mas só prá consumo e nunca fiz esse cálculo. Sobre os potes, em lojas de 1,99 costuma ter. Qto à aceitação do tempero, vc teria que fazer uma pesquisa aí onde vc mora.

      Excluir
  33. bom dia lúcia! gostaria também de fazer e vender lúcia.você pode me dar uma forcinha?

    ResponderExcluir
  34. Oi lucia muito obrigada por compartilhar. Eu fiquei em dúvida do sal. Um KG mesmo? A gente que não entende pensa que é muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo... 1 kg de sal e ele fica uma pasta grossa......qdo eu uso esse tempero, não uso sal na comida.

      Excluir
    2. Também achei muito sal, um quilo. Se colocar menos meio quilo tem algum problema? É o sal ou o azeite que faz esse tempero durar tanto tempo sem estragar.
      Aproveito para te parabenizar pq adoro essas receitas caseiras, e tudo q facilita a nossa vida e deixando a comida mais gostosa e saudável.

      Excluir
    3. Monica Flores......esse tempero é para ser usado na medida que se usa o sal, mesmo pq o alho e a cebola ficam com aroma e sabor concentrados e não deixam de temperar a sua comida. No entanto, se vc preferir fazer com menos sal é opção sua.

      Excluir
    4. Obrigada Lúcia, Deus te abençoe. Abc

      Excluir
  35. Lucia, pode me tirar uma dúvida? Quanto deste tempero posso colocar na comida? A mesma quantidade do industrial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a quantidade é ao gosto de cada um...só tem que ter cuidado prá não salgar a comida....qdo eu uso esse tempero, não coloco sal

      Excluir
  36. Olá o que eu faço é bem parecido porem vai um pouco mais de alho e duas cenouras cruas,
    não da para perceber no sabor e fica muito bom

    ResponderExcluir
  37. Gostaria d saber se pode ervas secas

    ResponderExcluir
  38. Lucia, essa quantidade de sal acabou com a minha receita! Joguei tudo fora e da segunda vez usei so 140 gramas de sal... agora sim!
    Fiz hoje um macarrão e usei o que tinha 1kg de sal, e tive que jogar toda a comida fora!!!!
    Como voce faz para usar ele com tanto sal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Etienne.............vc deve ter usado como se fosse só alho e cebola, qdo deveria usar como se fosse sal.......o sabor do alho e da cebola fica concentrado.
      Eu uso em tudo... arroz, feijão, carnes.
      Faço uma receita dessa e fico com ele de 4 a 5 meses, pq uso bem pouco....não é um tempero prá se jogar de colherada na comida... como o nome diz, é tempero e não ingrediente.
      Vc já comprou aqueles potinhos de tempero pronto ???..........pois eles tem muito mais sal do que esse... são secos e não pastosos como esse.

      Excluir
  39. Bom dia..Ontem vi essa sua receita de alho,fiz imediatamente e ficou maravilhoso,uma delicia.
    Parabéns e obrigada por dividir coisinhas deliciosas e praticas para ajudar a nos donas de casa..
    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Essas dicas foram otimas, igual o que minha mae faz

    ResponderExcluir
  41. Lucia, como fazer essa receita maravilhosa com menos sal, descobrimos recententemente que meu esposo tem início de hipertensão. Muito obgda pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diminua o qto vc achar que deve Silvinha........ele só vai ficar mais molinho.......só não pode fazer sem pq estraga

      Excluir
  42. Oi, me tira uma dúvida, é somente 1 cebola para meio kilo de alho mesmo?, e não precisa congelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luciana... é uma cebola só, daquelas grandonas... se colocar mais vai ficar com muito caldo e vai exigir mais sal.
      Não precisa congelar, pois o sal conserva ... eu já cheguei a ficar quase 6 meses com ele aqui em perfeito estado, só coloquei os vidros na geladeira.

      Excluir
    2. Obrigada Lu, vou fazer hoje, uhummmmm:-) :-*

      Excluir
  43. Oi ..com hortelã e alecrim fica bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente não gosto de alecrim na comida, mas com hortelã eu já fiz e ficou muito bom, porém é preciso cuidado para não exagerar...o gostoso disso é a mistura, sem deixar sobressair uma ou outra erva.

      Excluir
  44. Quero vender temperos... Qto posso cobrar por eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça seus cálculos.............gasto com ingredientes X 3 + embalagem

      Excluir
  45. Oi Lú, estou no grupo dos pães lá no Face, mas não sabia desse seu blog com tuudo isso. Achei pq procurei receita de pão e fiz essa da Joana Paes que vc tem aqui, com goiabada. DIVINO!!!

    Obrigada por explicar todos os detalhes que vc coloca em tudo. São super importantes. Obrigada e parabéns pelo blog. Receitas excelentes!!! Pára Não!!!!

    ResponderExcluir
  46. porque o tempero baba apos um tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não "baba" FaMi.........é o soro que a cebola solta, ativado pelo sal..........isso não significa que ele esteja impróprio para consumo.
      Qto menos sal vc colocar, mais "babento" ele vai ficar.
      Eu chego a ficar com os meus por 5-6 meses e o sabor é o mesmo.

      Excluir
  47. oi lu boa noite gostaria de se o tempero depois de pronto alguns dias depois eu posso acrescentar o pimentão vermelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca fiz dessa forma Lucineide, sempre bato na hora...............mas tente numa porção pequena

      Excluir
  48. Ola me chamo jordania..bom eu fiz o tempero pronto com vinagre,so que ficou com o cheiro forte de vinagre, o que devo fazer?
    E tambem ficou muito ralo por que pus um pouco de agua... me socorre... 😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nesse tempero não vai vinagre Jordânia... e nem água...........mas óleo misto ou azeite para efeito de conservação, juntamente com o sal.
      Se vc for temperar arroz ou feijão ou uma sopa com esse tempero, com que gosto vai ficar ???
      Vinagre vc usa em molho de pimenta, que tb tem receita aqui no blog.
      Mesmo os temperos pastosos comprados no supermercado não são feitos com vinagre, portanto creio que vc tenha perdido seus ingredientes.

      Excluir
  49. Olá, sobre a primeira receita. você está recomendando 1kg de sal. É isso mesmo? Não está muito exagerado?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um tempero e não um ingrediente e não deve ser usado às colheradas.....
      Se vc prestar atenção nos temperos comprados, eles são muito mais densos e com MUITO mais sal.
      Use na medida do sal e será suficiente.

      Excluir
  50. Ola Lucia, posso usar para armazenar, frascos com tampas de aluminio tb??? Amei a receita... Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca coloquei esse tempero em alumínio Joelma,,,nem sabia que existiam vidros com esse tipo de tampa.......creio que vá oxidar.

      Excluir
  51. Ola,Lucia eu tambem achei o sal exagerado e se for colocar aquantidade na porpocão de sal a comida vai ficar sem gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso esse tempero há mitos anos e digo seguramente que a comida NÃO FICA sem gosto...........os temperos desse tipo comprados prontos tem a quantidade de sal ainda maior, pois são mais secos

      Excluir
    2. O tempero é MARAVILHOSO!!!!!!!!!! Também fiquei com receio quando vi mas acabei fazendo e até meu marido adorou, usamos pra tudo agora, o arroz fica uma delícia e a carne então nem se fale. Não preciso acrescentar nada de tempero porque só ele já basta! FICA A DICA

      Excluir
  52. Olá lucia, eu fiz coloquei cebola, alho, cebolinha e óleo fiz igualzinho. Só que achei muito forte, será que devo adicionar mais sal ? Pois coloquei 4 colheres cheias de chá, pq só coloquei 5 cabeças de alho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sal deve ser proporcional Michellle...........vc colocou muito pouco.....ele tb ajuda a conservar.......ontem eu peguei o último vidro, feito há 5 meses

      Excluir
  53. Boa noite! Se eu fizer com ervas secas, (alecrim, orégano e manjericão)você sabe me dizer a quantidade?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  54. Lúcia, acabei de usar o seu tempero e quero parabenizá-la!! Adorei e meu marido mais ainda. Obrigada por compartilhar essa delícia! Abraços.

    ResponderExcluir
  55. Eu preciso de ganhar uma renda, pois tou dezempregada, vou fazer, depois volto pra lhe dizer, ok! obrigada.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia...adorei as receitas e irei fazer em casa...mais tenho uma dúvida enquanto a validade. Qto tempo dura fora da geladeira e ao usar qto tempo dura tbem dentro da geladeira?? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já cheguei a ficar 6 meses com ele na geladeira, porém não sei precisar validade pq faço apenas para uso doméstico....... geralmente qdo faço, alguém ganha de presente...... recomendo que faça testes, caso pretenda vender

      Excluir
  57. Lúcia queria saber se posso fazer somente de alho e sal,e posso bater com água ou tem q ser só com óleo? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer só com alho, mas não com água..........o azeite ajuda a conservar e com água a validade cai muito

      Excluir
  58. Olá Lúcia. Fiz a receita mas ainda não testei. Quanto recomenda desse tempero para 1 xícara de chá de arroz? Obrigada, Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo vai depender do seu gosto......experimente inicialmente com 1 colh de chá cheia. Esquente bem a panela, coloque o óleo, depois o arroz e misture bem ......aí é que coloca o tempero. NUNCA coloque esse tempero direto no óleo quente pq vai queimar.

      Excluir
  59. Já fiz duas vezes e durou muito tempo na geladeira e usei em vários pratos que inclusive ficou uma d e l í c i a !!! vale a pena. Obrigada Lucia por essa receita prática e maravilhosa. Abraços.

    ResponderExcluir
  60. Oi Lúcia! Gostaria de saber se no lugar da salsinha posso colocar o coentro?E se na hora de você preparar a comida vc acresenta outros temperos como:tomate,pimentão...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde LN......vc pode sim colocar o coentro, ou melhor, ACRESCENTAR, pois ele é um pouco forte de sabor e sozinho apareceria muito. Sobre colocar OUTROS temperos é uma questão de gosto. O pimentão, por ex, pode ser batido junto com o tempero ou parte dele e já deixar pronto (sugiro o vermelho por ser mais suave)

      Excluir
  61. Obrigada!Excelentes dicas!Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  62. Realmente esse tempero fica muito bom, aprendi faze-lo com minha sogra, porem tb utilizo menos sal....e acrescento pimenta, mas sem as sementes para nao arder e poder utilizar no dia a dia. O oleo ou azeite realmente fazem a diferença para conservação. E tb o mantenho na geladeira. Fiz o meu no finalzinho de fevereiro e tenho até hoje, com o mesmo sabor e textura! OBS: faço com quase 1kg de alho. Depois vou testar fazer um pote apenas com o pimentao vermelho...valeu pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  63. OI BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE FOR PRA VENDER QUANTO CUSTARIA ESSE VIDRO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia... vc não pode se basear no preço dos outros para não sair perdendo, pois a matéria prima tem diferença de preço de uma região para outra.
      Some os teus gastos com os ingredientes e multiplique por 3 + a embalagem...onde 1 são os gastos reais (ingredientes)...2 são os gastos ocultos (água, luz, despesas de locomoção ´para comprar os ingredies e 3 é o seu lucro

      Excluir
  64. Lúcia, eu faço esse tempero há muito tempo, mas de uma maneira diferente, porém, a cor tem muita semelhança com o seu. O meu tempero tem um pouco de exagero, porque quando proponho a fazer devido o trabalho dar, quero fazer uma quantidade suficiente para meses. Ingredientes: 1 quilo e meio de cebola, meio quilo de alho, 1 quilo e meio de pimentão verde, seis folhas grandes de couve, cheiro verde bastante (aproximadamente 1 quilo), 3 quilos de sal refinado e óleo o suficiente para triturar no liquidificador (aproximadamente 1 litro). Depois de lavar bem o cheiro verde e o couve, deixo secando enquanto descasco a cebola, o alho e retiro a semente do pimentão. Com um liquidificador potente vou triturando aos poucos os ingredientes (menos o sal), colocando óleo quando for necessário. Numa vasilha grande coloco o sal e o triturado, mexo bem, até ficar uma pasta homogênea. Coloco em sacos plásticos e congelo. O que está em uso fica fora da geladeira até acabar. Uso para tudo: Carnes, peixes, arroz, macarrão, molhos, etc...
    Gorete Vasconcelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente........o seu tem mais cebola do que alho, o contrário do meu......eu não coloco tanta coisa, pois gostamos mais simples.......tb não uso pimentão verde por ser muito forte e como uso em tudo ele pode interferir no sabor de alguns pratos.
      Sobre o loiquidificador, tente usar um processador.......é bem mais rápido.

      Excluir
  65. fiz tempero de alho batido no liquidificador sem oleo e sem sal pois usei agua gostaria de saber se pode estragar e se e necessario usar oleo porque eu bati quase 08 kg de alho e se posso congelar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se usa água em temperos caseiros........sal e óleo ou azeite funcionam como conservantes.....como vc vai refogar alguma coisa, por ex, com um tempero onde vc usou água ???
      Sobre congelar, eu nunca tentei, pois como uso sal e/ou óleo, meus temperos se conservam por meses só na geladeira.

      Excluir
  66. gostei muito dessa receita, mas ficou uma duvida, quanto eu usaria para temperar por exemplo 1 kg de carne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu gosto................mas eu diria que se usa na medida do sal puro

      Excluir
    2. entao uma colher de sopa para 1 kilo de carne. Obrigada Lucia!

      Excluir
  67. Oiie hj vou começar fazer para vender mas estou colocando naqueles potinho que geralmente é usado para por massa de sorvete de 250 ml de plastico mas queria saber quanto tempo ele dura na geladeira ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se coloca tempero ou conserva em potes plásticos sob perigo de contaminação pelo plástico que pode se deteriora com o sal ou vinagre.....a menos que no pote esteja escrito que é especifico para isso

      Excluir
  68. quero fazer para vender, por isso quero saber sobre como conservar e por quanto tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca fiz prá vender, mas já fiquei com ele aqui por uns 5 ou 6 meses na geladeira, sem alteração.......porém isso não significa que seja um tempo de validade adequado para venda.

      Excluir
  69. Lúcia, já fiz.É maravilhoso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  70. Coloquei algo, cebola, pimentão, salsa e cebolinha e sal e bati tudo mas ficou ardido, não sei como fazer pra tirar esse ardido, será que posso por vinagre??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não colocou pimenta, não tem com que se preocupar, afinal vc não vai comer ele crú. Qdo colocar na comida prá cozinhar, esse "ardido" some.
      VINAGRE NEM PENSAR !!! ............já imaginou um feijão, por ex, temperado com vinagre ???

      Ah !!! ......... o sal não é prá ser batido junto, mas prá ser misturado depois.

      Excluir
  71. Olá boa noite estou vendendo esse produtos caseiro vc poderia me fala as validade do produto caseiro. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca fiz para vender..................só faço mesmo para meu consumo e presentear algumas amigas, mas já cheguei a ficar 5 meses com ele na geladeira. A validade de um produto depende MUITO de como ele é manipulado, da embalagem usada, são vários fatores a se considerar. Eu sugiro que vc procure pela cartilha da ANVISA que explica bem isso tudo.

      Excluir
  72. Boa noite, estou fazendo um tempero a base de cebola, Pimentão, alho, ervas, óleo, vinagre e sal, coloco em potes com lacre, mas o tempero estufa e sai toda a parte líquida do tempero, o que posso fazer para que isso não aconteça mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não coloco vinagre nos meus temperos, pois tem pratos que não combinam com ele e tb não sei a reação dele no conteúdo. Vc tb pode estar enchendo muito o pote e ao liberar gases, ele elimina os líquidos por não caberem no recipiente. Talvez fosse o caso de vc ir testando a quantidade, o vinagre, o local onde vc guarda...............fazendo testes para encontrar a solução.

      Excluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO