_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PÃO CASEIRO FOFINHO (Solange Lima) - COZINHA DOS AMIGOS






http://www.espacodasdeliciasculinarias.com/2012/08/pao-caseiro-fofinho.html

INGREDIENTES
1 sachê de fermento seco para pão
7 xícaras de farinha de trigo (mais um pouquinho para sovar), xícara de 240 ml
3 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
1/4 xícara de óleo
1 colher de sopa de margarina
1/2 colher de chá de sal
2 xícaras de água natural (xícara de 240 ml)

MODO DE PREPARO
Colocar o fermento em uma vasilha, adicionar 4 xícaras de farinha de trigo 
Adicionar o restante dos ingredientes (na ordem acima), exceto a farinha de trigo, misturar tudo muito bem
Ir acrescentando a farinha de trigo aos poucos até o ponto de sovar, sove muito bem a massa até desgrudar das mãos e ficar macia
Tampe e deixe descansar por uns 25 minutos
Após esse tempo, modele os pães, coloque em forma untada e deixe crescer até dobrar de volume
Asse em forno pre-aquecido a 180 ou 210 graus até corar

Rendimento: depende do tamanho dos pães, eu fiz 4 pães grandes





EU TAMBÉM FIZ...testado e super aprovado.

225 comentários:

  1. è uma delicia este pao sempre faço as receitas de pao da Solange sei que vai dar certo e nao vou estragar as coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o sache é de quantas gramas?

      Excluir
    2. Realmente o pao fica uma delicia so que em vez de colocar agua coloqui leite e tambem coloquei uma xicara de açúcar pq gosto mais doce mais amei a receita parabéns

      Excluir
    3. Acabei de fazer,ficou uma delícia,muito fofinho,e coloquei recheio de calabresa ralada,Parabéns Solange Lima,Deus te abençoe!!!

      Excluir
  2. Eu sempre faço esse pão e realmente é delicioso, fofinho e eu apenas acrescento uma xícara a mais de trigo.

    ResponderExcluir
  3. Vou anotar no meu caderninho!!!
    Parece divino!!!Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receita, vou fazer, parece maravilhoso !!!!!!!!
    Bjs

    www.receitasselecionadas.com

    ResponderExcluir
  5. Hummmm, estou fazendo nesse exato momento.

    ResponderExcluir
  6. lurdileude.fiz essa receita,e gostei muito!já fiz de outro mais ñ ficaram tm fofinho como essa.

    ResponderExcluir
  7. vou fazer ,espero muito que de certo.depois te conto.

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz hoje, acho que coloquei pouca farinha, mas ficou bem fofinho, na próxima eu acerto...

    ResponderExcluir
  9. Fiz essa receita e adorei. O Pão ficou fofinho e delicioso. Mas eu usei água morna.

    ResponderExcluir
  10. vou ja fazer este pao deve ser mto bom.

    ResponderExcluir
  11. Parece tão fofinho, será que posso fazer com recheio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde que o recheio não seja muito molhado, acredito que sim, volupia

      Excluir
    2. Ola adoro fazer pao caseiro e essa receita faz com agua morna ou não

      Excluir
    3. Conforme está escrito na receita, a água é em temperatura ambiente ......... mas se o tempo estiver muito frio Alana, vc pode usar ela morninha

      Excluir
  12. VOU FAZER AGORA ESPERO Q FIQUE BOM COMO O DE VCS.

    ResponderExcluir
  13. o QUE VC PASSA POR CIMA PARA DAR O BRILHO Q TEM NA FOTO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manteiga derretida assim que sai do forno, com o pão ainda quente

      Excluir
    2. Eu passo gema antes de assar, e ainda bem quente pincelo agua com açucar, alem de brilhante fica meladinha a casca e bem molinha........

      Excluir
    3. quanto tempo mais ou menos pra assar?

      Excluir
    4. Cada forno é um forno Gabriel, mas em média 35-45min

      Excluir
  14. quero fazer um quilo de trigo quanto de fermento eu coloco,por favor

    ResponderExcluir
  15. olá, gostei da sua receita mas tenho serio problemas ao resultado final dos meus paes, eu sempre sigo a receita, sovo bem, mas quado tiro do forno estão duros igual pedra,poxa é muito triste, ele fica com umaq crosta dura em cima e em baixo. me ajuda ai!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é tempo excessivo de forno e/ou temperatura muito alta...para assar um pão, seu forno deve ser aquecido a 180 ou 200° e em média leva de 30 a 40 min para assar. Vc sabe que o pão está assado qdo a parte de cima está corada e ao bater sobre ele vc ouve um barulho ôco.
      Vc tem deixado crescer sempre até dobrar o volume da massa ???

      Excluir
    2. Oii qual tamanho de forma eu uso para colocar os paes.. tem q ser de aluminio a grande? So tenho a media mais qdo faço com ela no forno nao cresce mto e depois fica mucho

      Excluir
    3. Olá Nathali Duarte .........essa receita dá 2 pães grandes ou 3 médios e uma forma média é suficiente.......o tamanho da forma nada tem a haver com o crescimento do pão, o que influi é a sova e o respeito ao tempo de crescimento...dobrou de tamanho é a hora de assar, independente de horas ou minutos

      Excluir
  16. vou fazer.. tomara que de certo!!

    ResponderExcluir
  17. Fiz a Massa, sovei e enrolei, agora so deixar crescer.....Hummmmm...Depois posto o resultado :-):-):-)

    ResponderExcluir
  18. Eu uso farinha de trigo com ou sem fermento, já que vou usar fermento também??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEM fermento, pois o fermento que vem na farinha é FERMENTO QUÍMICO, próprio para bolos e o fermento que vc vai usar nesta receita é FERMENTO BIOLÓGICO, próprio para pães

      Excluir
  19. OLA! GOSTARIA DE SABER SE PODE TROCAR A ÁGUA POR LEITE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Rognei...só que com água fica mais leve e fofo

      Excluir
    2. tenho o fermento natural posso usa-lo
      aquele de litro sabe

      Excluir
  20. ola,adorei seu blog,ja estou te seguindo,ah!nao sei se podia mais eu copiei suas receitas mandei pro meu blog,se nao pude me diga que eu tiro de la,tbem tenho um blog,se puder me visitar ficarei muito feliz em recebe-la,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shisue

      vc se esqueceu de deixar o link do seu blog

      sobre as receitas, desde que vc as linke pra cá, pode colocar, sim

      Excluir
  21. Eu posso fazer uma esponja antes, pra facilitar na hora de sovar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa massa é muito fácil de trabalhar William... não há necessidade

      Excluir
  22. Oi Lú!? Posso fazer com farinha de trigo integral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim, mas a farinha integral, por natureza, já é mais pesada, então talvez ele não fique com a mesma textura

      Excluir
  23. Posso congelar a massa crua?

    ResponderExcluir
  24. EU FIZ A MASSA AGORA E ACHEI A MASSA OLIOSA E NORMAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com 1/4 de xic de óleo e 1 colh de margarina p/ 7 xic de farinha não tem como ficar oleosa essa massa Alessandra...........vc não errou as medidas de gordura, não ???

      Excluir
  25. Essa massa nao pode selindrar, ou eu posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tentei, mas creio que cilindrar uma massa como essa vai deixá-la mais densa... sem os furinhos que vc vê na foto das fatias Marcia

      Excluir
  26. Acabei de fazer e ficou uma delícia, essa vai ser a minha receita agora!!!
    Obrigada pelas dicas Lucia :-)

    ResponderExcluir
  27. POSSO USAR FERMENTO FRESCO DE PADARIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim... pode... 1 sachê de fermento seco = 30g do fresco

      Excluir
    2. Sempre leia uma receita com atenção mais de uma vez ANTES de fazer Adriana da Rosa............esta, por ex., pede fermento SECO e vc está perguntando se pode usar fermento seco.......devo acreditar que não a tenha lido com atenção.
      QUALQUER receita que leve fermento BIOLÓGICO pode ser feita tanto com o seco quanto com o fresco, basta respeitar as proporções...........1 sachê de 10g de fermento BIOLÓGICO seco equivale a 30g de fermento BIOLÓGICO fresco...........o que não pode é trocar fermento BIOLÓGICO por fermento QUÍMICO, que é o fermento usado para bolos.

      Excluir
  28. Adorei!!!
    O pão ficou super fofinho, uma delicia!!!

    Solange mais o que faço para ele ficar com essa cor por cima? O meu ficou muito branco, e se deixasse mais tempo no forno ia queimar!

    ResponderExcluir
  29. fiz a massa agora mais ficou um pouco oleosa, eu posso colocar o restante da farinha q sobrou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oleosa com 1/4 de xic de óleo ???........vc colocou a medida correta ???

      Excluir
  30. Olá vou fazer essa receita a agua pode ser morna ou da torneira mesmo obrigado.depois posto como ficou o pão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser filtrada ou mineral (não se faz pão com água da torneira por causa do cloro).........ou se o tempo estiver frio, com água morninha, tipo mamadeira de nenê.

      Excluir
  31. Olá, Solange posso preparar a massa a noite, e assar pela manhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Francisca... a receita é da Solange, mas o blog é meu e aqui ela nem fica sabendo que tem alguém falando com ela...eu não sei se esse tipo de massa pode ser feita à noite para assar de manhã, pois teria que colocá-la na geladeira. No post tem o endereço do blog da Solante, acho que se vc for lá ela pode te dar essa informação.

      Excluir
  32. Vou fazer hoje!!!! Posso dobrar a receita be?

    ResponderExcluir
  33. NOSSA ACABO DE FAZER...A MASSA NÃO FICA OLIOSA,FICOU SUPER MACIA.DAI TIVE A IDÉIA DE RECHEAR UM COM DOCE DE LEITE.MARAVILHOSO ESTE PÃO,PARABENS.SOU ALESSANDRA DE PRES.PRUDENTE,SP.

    ResponderExcluir
  34. Fiz essa receita ficou maravilhoso,fofinho e muito gostoso.parabens pela receita um bj.

    ResponderExcluir
  35. Quantas gramas tem 1 sache de fermento seco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10g Madelon...........procure sempre ler as embalagens dos produtos que vc usa

      Excluir
  36. Lurdes de F. D,. Martins11 de março de 2014 às 01:17

    Descobri essa receita hj a atrde e já logo fiz o pão, mto fácil de fazer e ficou uma delicia, bem leve e fofinho. Pensei da próxima vez misturar torresmo a massa, será q fica bom?

    ResponderExcluir
  37. Agora meu maridao faz direto pra mim, delícia!

    ResponderExcluir
  38. Eu achei muito fácil e estou fazendo se der certo depois eu conto... mas acho que vai dar sim é muito fácil.

    ResponderExcluir
  39. Fiz o meu primeiro pão caseiro, hoje à noite, mas não cresceu o que deveria, o que será que errei, pois ficou bom, mas não cresceu. Quero fazer novamente, que você acha que eu possa ter feito de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O horário não influi... eu muitas vezes faço meus pães à noite...o que pode ter contribuido é água quente demais... fermento vencido ou em m´pas condições de armazenamento... falta de sova...tempo de crescimento não respeitado. Um pão SEMPRE tem que crescer até dobrar o volume, indepe3ndente de qto tempo isso leva, pois tem que levar em conta as condições de tempo.

      Excluir
  40. Oi eu fiz o pão! Ele ficou igualzinho a foto, mas eu gosto do pãoais doce, posso acrescentar mais açúcar? !! Meu nome é Barbara sou de Florianópolis! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Chico...até 3/4 de xic te garanto que não desestrutura a massa e fica mais docinho

      Excluir
  41. Eu já fiz algumas vezes, e em uma dessas vezes eu tive a idéia de misturar torresmo a massa, meninas, ficou uma delicia !!!!
    Eu recomendo !!!

    ResponderExcluir
  42. Adorei a receita deu certo recomedo a todos a fazer!!!!

    ResponderExcluir
  43. acabei de fazer esperando o resultado

    ResponderExcluir
  44. Muito, muito bom!!!...eu nunca acertei fazer pão, esse foi o primeiro, esta de parabéns! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  45. coloquei duas colheres de leite em pó ficou uma delicia e fiz com leite

    ResponderExcluir
  46. Só tenho fermento biológico fresco, qual a quantidade que coloco dele???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 sachê de 10g de fermento biológico seco = 30g de fermento biológico
      fresco

      Excluir
  47. oi lucia acabei de fazer o seu pão ficou lindo ja pode casar kkkk

    ResponderExcluir
  48. Ontem fiz um pao de outro site nao deu certo. Nunca tinha feito pao rsrs... solange nai precisa fazer aquele mingau com o fermento o trigo e a agua nao.??? Marinheira de primeira viagem vc ja viu ne. Tem duvida em tudo. Rsrs obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com fermento biológico seco não se faz esponja (mingau)... mistura ele num pouco de farinha e coloca na massa

      Excluir
    2. adorei a receita , vou fazer hj...hummmm

      Excluir
  49. Lurdes de F. D,. Martins26 de abril de 2014 às 22:13

    FIZ E COLOQUEI TORRESMO MISTURADO A MASSA....FICOU UMA DELICIAAAAA.....TODOS ADORARAM AQUI EM CASA. UM SUCESSO !!!

    ResponderExcluir
  50. Vi q esta receita da pra 2 paes grandes..se eu quizer fazer 4 eu uso o dobro dos ingredienres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa receita vai +/- 1kg de farinha... com 2 kg (o dobro) ficaria difícil de sovar... eu faria uma e depois outra, mas para 4 pães é só dobrar sim.

      Excluir
  51. Ola! Acabei de fazer esse pãozinho ficou muito bom

    ResponderExcluir
  52. ola acabei de fazer a massa bom torce pra que de certinho

    ResponderExcluir
  53. bom dia, receita super fácil e não dá trabalho, só pra sovar um pouco rsrs
    a massa não fica oleosa, não fica grudenta e não precisei usar mais farinha do que a recomendada e ele ficou fofinho :D ficou ótimo

    ResponderExcluir
  54. olá estou com dificuldade na quantia de agua vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está escrito na receita...2 xic de 240 ml... ou seja 480 ml de água no total

      Excluir
  55. alessandra fatima do sul ms13 de maio de 2014 às 11:40

    Estou fazendo agora o pão a massa ficou super bonita vamos ver o resultado final !!!! Adorei a receita

    ResponderExcluir
  56. posso passar gema de ovo por cima?e o fermento é 10g ou 30g?obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rosi... se vc for usar fermento BIOLÓGICO SECO é um sachê de 10g... se for usar fermento BIOLÓGICO FRESCO é 30g........para passar em cima, vc pode usar gema com um fio de óleo... deixa uma cor bonita e o pão brilhando

      Excluir
  57. Adorei essa receita, vou tentar fazer hj pela primeira vez pão caseiro... Bjoos

    ResponderExcluir
  58. Adorei essa receita,fiz e o meu pao ficou fofinho e todos adoraram.

    ResponderExcluir
  59. quanto tempo leva para o pão dobrar de tamanho

    ResponderExcluir
  60. Não existe esse tempo preciso, pois depende de qto vc sovou...da temperatura local...da forma como essa massa foi colocada prá crescer.
    Tem que ter paciencia.......em tempo quente pode levar menos de 1h...no frio pode chegar a mais de 2h

    ResponderExcluir
  61. Vo tentar a primeira vez..mas parece muito bom

    ResponderExcluir
  62. ola, queria saber se nesta massa posso colocar um recheio, linguiça, frios,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim, desde que não exagere na quantidade, nem use recheio úmido..... visto que a massa é super macia

      Excluir
  63. Quero saber se a água tem que ser morna, e se deixar descansar o pão para depois modela-lo não atrapalha no crescimento do pão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conforme diz a receita é água natural.........sobre o crescimento, não atrapalha.

      Excluir
  64. Como modelar esse pão pode abrir com o rolo e depois enrolar como rocombole que momento pincela o pão com a gema e oleo?

    ResponderExcluir
  65. Qual espessura deve ficar essa massa? Quanto deve devemos sovar essa massa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma espessura ideal, ao menos eu nunca me prendi a isso..........sobre sovar, se for na mão, ao menos 10 min.

      Excluir
  66. amei essa receita otima parabens lucia

    ResponderExcluir
  67. olá, queria saber quantas gramas seria o sache de fermento, é fermento biológico???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só existem sachês de 10g.........é fermento biológico seco... tem no supermercado, na prateleira próximo à latinha de fermento químico

      Excluir
  68. olá,estou no processo de preparação,achei a massa ótima de trabalhar e econômica.depois conto resultado final.

    ResponderExcluir
  69. Nossa que delícia de pão. Os amigos de meu filho chegaram na hora que estava saindo do forno, adoraram.

    ResponderExcluir
  70. Troquei o oleo por uma colher de banha e não coloquei o ovo ;)
    ficou perfeito ... Parabéns pela receita!

    ResponderExcluir
  71. Maravilhosa essa receita, fiz hoje recheado com calabreza, cebola bem picada e coentro ficou muito bom a familia amou, farei toda semana.

    ResponderExcluir
  72. Muito bom, fiz fica fofinho...gostei da recita aprovada.

    ResponderExcluir
  73. irei fazer agora adoro pao e hj mim deu vontade de fazer encontrei esse e gostei muito , volto ainda hj para falar como ficou. bjs

    ResponderExcluir
  74. Ficou muito bom meu pãozinho :)

    ResponderExcluir
  75. Estou fazendo, mas coloquei só um sache de fermento fresco de15 gr, pelos comentários eu deveria ter colocado 2, nao e? E agora? Será que nao vao crescer? Eles já estao descansando... Mais uma duvida, eu posso pincelar com um ovo antes de assar? Só a gema ou o ovo inteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cresce sim Elaine... tenha paciência... em dias frios seria melhor colocar 2..........em cima vc passa gema misturada com um fio de óleo, antes de assar, prá dar uma cor mais acentuada

      Excluir
    2. Obrigada Lucia, cresceram mesmo, em menos de uma hora dobraram de tamanho. Meu marido adorou! Na próxima vez quero ver se coloco algum recheio. Qual a hora certa para rechear? Depois do descanso de 25 minutos ou depois de esperar crescer? Da pra enrolar como rocambole? Beijos

      Excluir
    3. Vc recheia depois do 1º crescimento...............fica legal fazer como Fatias Hungaras, vc conhece ???.......dá uma olhada nesta postagem, as variedades feitas com a mesma massa ... http://receitastestadaspormim.blogspot.com.br/2014/01/pao-caseiro-fofissimo-joana-paes.html

      Excluir
  76. Ótima receita! Já fiz duas vezes, a primeira fiz meia receita. Desta vez fiz a receita completa e só acrescentei cenoura ralada. Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  77. Oi se eu for usar fermento de padaria o processo na hora de fazer sera o mesmo ou modifica algo , bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severino... 1 sachê de fermento seco = 10g... se vc for usar o fermento fresco, tem que usar 30g.
      Fermento seco se misturs com um pouco de farinha e depois junta na massa..............já o fermento fresco vc amassa com uma colh de açúcar (tirada dos ingredientes) e dissolve na água morninha...aí junta na massa.

      Excluir
  78. Olá! A margarina deve ir na massa ou é apenas para pincelar por cima??
    Minha filha é alérgica a leite e não posso usar esse ingrediente... obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a margarina vai na massa... e nesta receita não tem nada com leite... o líquido é água e a margarina é gordura VEGETAL

      Excluir
  79. Lucia, agora vou fazere todo fim de semana.....adorei!! Hoje estou fazendo recheado, um com bacon e cebola e o outro com queijo e calabresa. Como esta mais friozinho, coloquei 2 saches do fermento fresco. Acabei de colocar no forno. Cresceram tanto que quase nao coube na forma...rsrs...Depois te conto como ficou!! Beijos e obrigada pelas dicas.
    :)

    ResponderExcluir
  80. Hummmmm adoro as receitas da minha amiga Solange Lima,já fiz muitas vezes!

    ResponderExcluir
  81. Queria rechear meu pão hoje com cebola e lingüiça calabresa, mas nao sei se coloco crua ou cozida. Alguém sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  82. Parabéns pelo blog !! Segui a receita e ficou ótimo. Super fofinho

    ResponderExcluir
  83. Gostaria de saber se posso fazer a massa na batedeira planetária? Bato por quanto tempo? Posso por cenoura na massa? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Planetária bate 500g de farinha por vez (1 pão gde) e acredito que as 7 xic da receita d^mais que isso.........ou vc pesa ou faz 1/2 receita.
      Bate por 10min.
      Sobre a cenoura, ou vc acrescenta ela ralada fininha, ou cozinha e bate no liquidificador com os ingredientes líquidos.

      Excluir
  84. Melhor receita de pão que já fiz eu e meu esposo adoramos...Parabens a vc feliz da vida aki pao macio perfeito

    ResponderExcluir
  85. Olá Lúcia me tira uma dúvida.
    Eu gostaria de fazer para vender, eu posso usar essa massa para fazer vários tipos de pães, tipo cenoura, beterraba, recheado doce e salgado e etc? Ou você me recomenda outro tipo de massa.
    Obrigada desde já.
    Dayana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita não é minha e eu só fiz a versão original, mas creio que vc possa fazer outras versões com ela.

      Excluir
  86. Olá Lúcia! Meu nome é Tati de Piracicaba SP...Pelos comentários a receita deve ser muito boa mesmo...vou experimentar mas tenho uma dúvida: como modelar os pães? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati...modelar = enrolar, trançar........enfim, dar formato

      Excluir
    2. oi Lucia...obrigada! Fiz o pão mas não ficou nem de longe parecido com o seu.rsrsrs...assei em fogo baixo (180°) mas ficou com uma casca dura. Será que assei demais? será que não sovei o suficiente? Faltou óleo? Segui à risca a receita... Me ajudaaa! Abraço...

      Excluir
    3. Reveja a receita Tati.........em algum momento vc bobeou... não tem como eu avaliar sem ver

      Excluir
  87. Tira do forno logo que ficar pronto ou deixar um pouco pta não dar choque termico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca ouvi falar de choque térmico em pão.........eu tiro e coloco em cima da pia prá soltar da forma.

      Excluir
  88. Tenho que desouver o fermento na agua antes de misturar a farinha de trigo??? Ou posso misturar o fermento direto com o trigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loyana............fermento seco não tem necessidade de ser DISSOLVIDO, apenas mistura-se num pouquinho de farinha e junta-se aos outros ingredientes

      Excluir
  89. Essa receita pod levar ao microondas e se puder quanto tempo de cozimento no mesmo ?

    ResponderExcluir
  90. Fiz ontem essa receita e posso dizer que é um das melhores que ja fiz,facil de trabalhar a massa e o resultado não tem igual,três pães bem grandes com uma textura fofa...façam vale a pena!!

    ResponderExcluir
  91. Aprovado!! Façam sem medo de errar.. A massa realmente fica maravilhosa, super fofinha.. Adorei!! Obrigada pela receita e sucesso sempre!! 😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  92. O meu não cresceu tanto, talvez eu nao tenha esperado dobrar bem o volume, mas ficou maravilhoso pincelei uma gema por cima antes de assar.

    ResponderExcluir
  93. Amei a receita tenho criancas pequenas em e a minha segunda vez que tento fazer pão caseiro a preira fiz de outro blog não obtive sucesso a sua e simples e maravilhosa amei o resultado a monha pequena disse mãe não vai mais comprar pão vc que vai fazer , posso congelar essa massa pra assar depois ?parabéns Lucia Azevedo !!!!!

    ResponderExcluir
  94. Deu super certo. Maravilha essa receita

    ResponderExcluir
  95. Acabei de misturar a massa to esperando crescer vamo ver no que da kkkkkkk (minha primeita vez kkkkk)

    ResponderExcluir
  96. Fiz a receita e só 4 xícaras de farinha já deu o ponto da massa, fiquei com medo de dar errado, mais ficou maravilhoso. ...bem fofinho.O meu assou em 20 minutos

    ResponderExcluir
  97. Fiz e ficou uma delícia, virou sucesso aqui em casa

    ResponderExcluir
  98. Oi bom dia...Posso untar a forma somente com óleo ? ou é necessário untar com margarina e farinha de trigo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas com a farinha fica mais fácil lavar a forma depois......rs

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta...Tenho outra duvida !!! Se eu quiser assar na forma de pão eu preciso modelar ou simplesmente após a segunda sova pegar a massa e colocar dentro da forma ? Existe alguma técnica a ser feito para que o pão saia no formato de pão de forma ?

      Excluir
    3. Vc dá uma esticada na massa e enrola com firmeza .....aí sim coloca na forma, senão corre o risco do pão não ficar bonito em cima.........para o pão de forma vc tem que ter a forma adequada, não serve assadeira

      Excluir
  99. Cresci vendo minha avó fazer esse pão,ela era manézinha legitima da ilha!

    ResponderExcluir
  100. Estou fazendo mais o Q eh 1/4 de óleo? ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que vc não tenha prestado atenção...........é 1/4 de xícara de óleo e não 1/4 de óleo

      Excluir
  101. Queria agradecer. .nunca consegui fazer um pão fofinho. ..a receita é ótima e vou fazer sempre...obrigada

    ResponderExcluir
  102. Uma delícia.... Ficou macio e muito bom. Primeira vez q fis

    ResponderExcluir
  103. Posso usar um fermento que tenho em casa, que é o fermento Biológico Fresco, é um da Fleischmann de 15 gr ? - Denise

    ResponderExcluir
  104. Eu posso deixar a massa crescendo a madruhada toda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Telma......o 2º crescimento de um pão é APENAS até dobrar o volume, mas vc pode enrolar os pães, cobrir com um plástico e colocar na geladeira..............qdo for de manhã vc tira, descobre e deixa até dobrar... isso vai demorar um pouco mais do que o normal por a massa estar gelada

      Excluir
  105. Adorei a receita sempre fazia. Outras receitas mas nunca dava certo cheguei a desistir eu pedia p minha vizimha fazer agora eu msma faço e fica super fofinho ameiiii

    ResponderExcluir
  106. Oi tem um tempo mínimo para sovar a massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um minimo de 15 min de for na mão..........batedeira planetária e masseira 10 min..............batedeira Kitchenaid 5 min

      Excluir
  107. Fiz tudo como manda o figurino, no entanto por dentro solou. Que pena! Dificilmente erro receita, penso que talvez por causa do tempo a água estivesse um pouco fria. Tentarei uma proxima vez com agua semi morna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pão não tem erro Daisy........muita gente já fez, basta vc verificar os comentários acima.....porém existem alguns pontos a se observar na confecção de um pão: NUNCA o fermento em contato direto com o sal...sovar muito bem a massa......respeitar o tempo de crescimento (isso é para qualquer pão) ...fez a massa, descansa 30-40min...molda o pão e deixa até dobrar, sem se preocupar com o tempo em horas ou minutos. Mais uma coisa...O FORNO...cada forno é um forno e ele muito quente vai assar por fora, deixar moreno, mas vai deixar crú por dentro. Tente de novo e venha nos contar.

      Excluir
  108. Meu primeiro pão está na fase do descanso a massa ficou bonita...

    ResponderExcluir
  109. Fiz o pão agora à noite. Ficou delicioso!! Lindo!! Fofinho!! Adorei!! Recomendo!!! Fiz igualzinho está na receita. Sovei bastante, dei uma "surra" no pão, tadinho! Mas, valeu a pena!!

    ResponderExcluir
  110. Oi, Lúcia! Tudo bom? Sei que a temperatura do ambiente influencia muito na hora do pão crescer, mas, em média, quanto tempo leva para a massa "dobrar de tamanho"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da temperatura ambiente, os ingredientes da massa tb influem........um pão simples, com água e sem leite nem ovos leva por volta de 40 min..........já um pão elaborado, com manteiga, leite, ovos pode levar até 2h ..........TEM QUE ESPERAR DOBRAR se quiser um pão leve e macio

      Excluir
  111. Já fiz uma vez deu super certo... Todos amaram... Agora estou fazendo novamente😋😋

    ResponderExcluir
  112. Acabei de fazer a massa e ficou lisinha, vamos ver depois de tudo feito, acho que vai ficar bom hein

    ResponderExcluir
  113. Estou fazendo, agora a massa esta no tempo de descanso. Por enquanto tudo deu super certo. Daqui a pouco conto o resultado.

    ResponderExcluir
  114. muito bom essa receita simples adoreiii

    ResponderExcluir
  115. Nossa fiz ontem, só fiz pequenos pãezinhos e recheei alguns com presunto e queijo e outros com carne moída. Nossa tive que esconder alguns, pois meu filho e meu marido atacaram. Muito bom, mas pode dobrar o açúcar na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da primeira vez que fiz dobrei o açúcar e ainda não ficou docinho. Fuz hohe e coloquei 8 colheres. Ficou delicioso.

      Excluir
  116. Adorei o pão! A receita é muito simples! Amei!

    ResponderExcluir
  117. Estou assando. Vou provar daqui a pouco.

    ResponderExcluir
  118. Estou fazendo acho q vai ficar bom 🤗🤗

    ResponderExcluir
  119. Fiz o pão ficou gostoso e fofinho só que não cresceu muito :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VEJA O ROTEIRO DE UMA MASSA DE PÃO...........QUALQUER MASSA......faça a massa, mas NUNCA coloque o sal em contato direto com o fermento pq pode matá-lo....... a água ou leite deve ter temperatura de mamadeira...amassar e sovar MUITO bem (uns 15-20 min se for a mão)......deixar descansar de 30 a 40 min para "levedar"........o pão e deixar crescer até dobrar o volume, sem se preocupar com tempo.......assar em forno pré-aquecido a 180-200° até dourar (30-40 min).........prateleira no meio do forno para cozinhar por igual.

      Excluir
  120. Estou fazendo ele agora! Espero que fique uma delícia!

    ResponderExcluir
  121. Fiz ficou maravilhoso todos aqui em casa gostaram,receita simples e fácil, parabéns,vou fazer outra vez

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO