_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

terça-feira, 12 de julho de 2016

FAROFA DE CEBOLA QUEIMADA




Esta é aquela farofa para você deixar num potinho, guardada na geladeira, para ir comendo ...todos os dias... com tudo...

INGREDIENTES
500g de farinha de mandioca tipo Biju (eu uso a marca Deusa)
2 cebolas gdes fatiadas
2 colh bem cheias de manteiga ou margarina
50ml de óleo ou azeite
sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
Leve ao fogo FORTE a cebola, a manteiga e o azeite. Deixe refogar até ficar transparente, misturando de vez em quando. Tempere esse refogado com sal e pimenta, lembrando que é isso que vai temperar a farinha depois.
Continue com a cebola no fogo FORTE, sempre misturando até que fique marrom (parece que vai queimar).
Tire do fogo, junte a farinha e misture bem.
VOLTE AO FOGO, desta vez médio ou fraco a vá mexendo de baixo para cima até que adquira uma coloração amarelada e fique crocante.

ATENÇÃO: não deixe a farofa sozinha no fogo porque vai queimar o fundo.

O segredo dessa farofa é muita paciência nessa última etapa... você experimenta ela quente e ela já está meio crocante...quando esfriar vai estar perfeita e no ponto para ser guardada e permanecer crocante mesmo estando na geladeira.

OBS.: quando você picar a cebola, vai parecer uma quantidade exagerada, mas vai firme porque essa cebola vai reduzir até chegar ao ponto de quase queimada e é esse o "charme" no sabor da farofa.




3 comentários:

  1. Por favor, essa farinha é daquela que comemos com feijão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... ela é flocada......... se fizer com aquela fininha não dá o mesmo resultado............ VEJA FOTO: https://lh3.googleusercontent.com/-djmGO54o20Y/UjI2DbVn_3I/AAAAAAAAB-Q/9Kub2fCyF-A/s640/blogger-image--1315316123.jpg

      Excluir
  2. Gostei, eu só uso a Deusa pra fazer a farofa, mas sempre fiz usando alho, desse mesmo jeito. Fica deliciosa. A próxima farei com a cebola.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.