_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

sábado, 9 de março de 2013

*LASANHA INTEGRAL




Esta receita foi montada com partes de várias receitas encontradas na net, por isso não tem como citar a autoria...posso dizer que É MINHA.

Ela foi feita de massa de trigo integral com recheios espinafre c/ ricota e PTS temperada...molho vermelho (aquele da panela de pressão) e molho bechamel de farinha integral.



INGREDIENTES
1 pacote (500g) de massa integral Excelsa p/lazanha 
500g de ricota fresca bem macia
1 maço de espinafre cozido no vapor
2 copos de PTS miuda Jasmine
molho de tomate
molho bechamel engrossado com farinha integral Dona Benta
350g queijo minas 1/2 cura ralado

MODO DE PREPARO
Cozinhar a massa em bastante água fervente com um fio de óleo e sal a gosto sem deixar amolecer...ela deve ser tirada da água ainda meio durinha (é preciso cozinhar aos poucos p/ a massa não quebrar muito). Ir tirando a massa da panela e colocando numa bacia com água fria para esfriar rapidamente e interromper o cozimento, escorrendo e colocando em outra vasilha.

O molho vermelho eu usei aquele feito na panela de pressão (link da receita abaixo), mas pode usar qualquer outro... e a quantidade é a gosto (eu gosto da lasanha bem úmida).



Para o molho bechamel, eu refoguei um bom punhado de alho e cebola bem picados em um pouco de azeite, juntei 2 colh de sopa cheias de farinha de trigo integral e misturei bem para dar uma tostadinha. Coloquei leite (a olho) e misturei rapidinho com um fouet (fuê) até engrossar e p/ não empelotar. Temperei com sal e noz moscada ralada.



Para o recheio de espinafre, eu amassei a ricota e misturei com o espinafre cozido no vapor e picado. Temperei com alho e cebola picadinhos (crús) e sal.



No recheio de PTS, eu deixei ela de molho em água quente e temperada com tempero caseiro por 15 min, escorri a água e espremi entre as mãos. Refoguei alho e cebola no azeite, juntei umas 2 conchadas de molho vermelho e temperei com sal, pimenta, orégano, juntei a PTS e misturei bem.



MONTAGEM: num refratário GRANDE eu colquei uma camada de molho vermelho e sobre ele uma camada de massa.......sobre a massa mais uma camada de molho vermelho, metade do recheio de PTS e metade do queijo minas 1/2 cura ralado...........mais uma camada de massa, depois molho bechamel e metade do recheio de espinafre.....mais massa, molho vermelho e a outra metade do recheio de PTS ...........massa de novo, molho bechamel, o restante do recheio de espinafre e o restante do queijo.



Cobri com papel aluminio só para não queimar o queijo e levei ao forno médio por 40 min.

IMPORTANTE: SEMPRE ter molho em contato com a massa para terminar o cozimento e não deixar sua lasanha seca.

OBS.: - se os molhos estiverem QUENTES vai diminuir o tempo de forno e terminar de amolecer a massa mais fácil.

- por mais cuidado que se tenha ao cozinhar a massa, algumas vão quebrar......a massa integral, apesar de mais firme, quebra mais fácil.......... use os retalhos nas camadas do meio.

- esse foi o modo que EU fiz, vc pode modificar a ordem das camadas e usar outros recheios, mas 

PRESTE ATENÇÃO !!! ... se vc quer um prato com MENOS CALORIAS tem que ter cuidado com o que usa: evite queijos gordurosos, embutidos, creme de leite etc...

MOLHO DE TOMATE NA PRESSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO