_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

sábado, 9 de março de 2013

*ESFIRRA SEMI-INTEGRAL




O pai desta criança linda e saudável é o Edson Imanishi - do Grupo SOMOS FEITOS DO QUE COMEMOS (Facebook)

INGREDIENTES (eu medi tudo com copo de requeijão)
1 xicara de água morna
1 xicara de leite de soja (usei desnatado)
2 ovos
1 colher das de sopa de açucar
1 colher das de cha de sal
2 colheres das de sopa de margarina ou manteiga
4 colheres das de sopa de iogurte natural (1 copinho)
25 gramas de fermento seco (??? isso é no Japão) - 1 Dr Otker que equivale a 45g do fresco
1 xicara de farinha de trigo integral Dona Benta (bem cheia) - coloquei 2

OBS.: na falta do iogurte, eu já usei 2 colh de leite em pó e deu super certo

MODO DE PREPARO
Misturar tudo e colocar farinha de trigo branca até desgrudar das mãos, mas sem deixar a massa dura.
Recheio a gosto...fiz metade de carne e metade de queijo (misturei ricota amassada, mussarela ralada e requeijão de bisnaga)
Se quiser, pode pincelar com ovo batido (eu prefiro sem)
Não precisa esperar a massa crescer.
Assei em forno médio 180º por 10 min na prateleira de baixo e mais 15min na prateleira do meio (desse jeito dá para fazer 2 formas ao mesmo tempo)

Rende aproximadamente 30 unidades (rendeu 32) de 50g




AQUI FOI PRECISO ALGUMAS ADAPTAÇÕES...




A de cima sem pincelar e a de baixo pincelada com ovo batido, clara e gema...

.....nas duas eu fiz 1/2 receita e deu 17 esfirras não muito pequenas e muito macias.
Não tinha iogurte, então eu coloquei 1/2 copo de leite, 1/2 copo de água e 1 colh bem cheia de leite em pó...  a massa ficou super leve.


Quer aprender a fechar a esfirra ???





Com esta mesma massa você pode fazer esfirras abertas... veja PAP da montagem AQUI







NOVIDADE:  ESCAROLA COM QUEIJO
MASSA só com farinha branca.
Você pica a escarola e refoga com alho SÓ ATÉ MURCHAR ( eu usei 2 pés para rechear 20 esfirras grandinhas) ........ tempera com sal, pimenta do reino e ZATAR (um tempero árabe muito gostoso) ......  coloca de imediato no escorredor de macarrão para tirar todo o líquido e deixa lá por umas horas (sem espremer).....  o recheio tem que estar frio e seco para ser utilizado.
Na hora de montar as esfirras, se for deixar as emendas para cima, coloca o queijo primeiro e em cima a escarola, para evitar que umedeça a massa  (eu coloquei mussarela, mas creio de um meia-cura ou um provolone seriam o ideal).  Caso prefira a parte de cima lisa, coloque as emendas para baixo, então coloque a escarola primeiro e em cima o queijo.
Pincela com ovo batido e enfeita a gosto e superfície. Eu coloquei gergelim torrado para diferenciar das outras que eram de carne moída.
O tempo de forno é +/- 30 min em forno pré a 200°.

3 comentários:

  1. Parece ótima!!!vou fazer!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz a semana passada novamente, aliás, eu vivo inventando coisas na cozinha… Grande abraço Lu….

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Também uso leite em pó, no lugar do yogurte. Fica ótimo.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO