Não tem receita exata...você pode usar o que tiver na geladeira.
É um prato excelente para quem tem crianças "difíceis" na hora de comer legumes... e a "TRANQUEIRA" é as sobras da geladeira.
Deixe o feijão de molho na noite anterior.
No dia seguinte escorra a água do molho (essa água contém toxinas que favorecem o acúmulo de gases...isso é com QUALQUER tipo de grão), coloque na panela de pressão com água limpa mais alho, cebola, folhas de louro, 1/2 colh de chá de orégano, 1/2 colh de chá de cominho, sal e as "tranqueiras".
"TRANQUEIRAS" aqui é tudo o que você tiver sobrando na geladeira.
Qualquer legume e/ou carne pode ser usado.
Hoje eu coloquei 1 mandioquinha que estava agonizando, 2 cenourinhas já murchinhas, 1 pedaço de pimentão vermelho e 4 cubos de bacon para dar gosto.
As tranqueiras devem estar em cubos não muito pequenos para que não se desfaçam ao cozinhar.
Levar ao fogo e contar 30min após pegar pressão.....e tudo vai estar cozidinho e delicioso.
OBS.: lembre-se de que legumes muito macios, abobrinha por ex., devem ser colocados nos minutos finais de cozimento............você tira a pressão da panela debaixo dágua, coloca o legume, tampa de novo e volta ao fogo para completar o tempo.
Caso você resolva colocar carne em cubos, ela deve ser cozida até começar a amaciar ANTES de colocar o feijão e as tranqueiras.
Podem ser colocadas sobras de bife do dia anterior, linguiças fatiadas e o que mais a sua imaginação mandar e você achar perdido na sua geladeira..... sempre respeitando os tempos de cozimento.
Gostei da idéia, eu não como quase nada de feijão, não sou muito fã mas desse jeito vou tentar. Obrigada, bju.
ResponderExcluirDê
Lucia Azevedo amei a sua receita vou fazer amanhã mesmo , gosto muito de fazer mistura com sobras de alimento fica muito bom todos aqui em casa amam muito eu falo sempre que é já te vi rs de forma diferente valeu pela dica.
ResponderExcluirAbraço Gi