_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

sábado, 9 de março de 2013

*FEIJOADA VEGETARIANA




Eu sei que muita gente tem vontade, mas não sabe fazer...outros sabem que existe, mas acham que é ruim...e outros ainda tem um conceito errado da PTS (Proteina Texturizada de Soja), achando que parece ração de cachorro. Por isso eu resolvi fazer bem devagar e acabar com o mito de que comida vegetariana é ruim ou difícil de fazer. Tem macetes que a maioria dos blogs e sites que postam a receita, não ensinam. Então, lá vai:

A FEIJOADA
Não tem lista de ingredientes, nem quantidade...cada um vai fazer de acordo com a quantidade de pessoas que vão comer e com o que tem na geladeira, aqui éramos em 3 pessoas, deu a panela de pressão de 4 1/2 litros quase cheia e sobrou 1/4...essencial é:

- feijão preto Broto Legal (coloquei pouco mais de 300g)
- PTS graúda Jasmine (coloquei 1 1/2 copos)
- legumes (coloquei mandioquinha, batata doce, cenoura e tomate - 1 gde de cada)
- temperos - a gosto (coloquei cebola, alho, cominho, louro, tempero baiano, sal)

1- lavei bem o feijão e coloquei de molho por 10h

2- Coloquei a PTS de molho em agua morna com tempero (pode ser só sal ou algum tempero completo - fica a gosto) por, pelo menos, 1h (até ficar macia).



3- NÃO escorri a água do molho do feijão para ficar com uma coloração mais forte e coloquei na panela de pressão (acrescentei mais água) com 1 cebola picada grosseiramente, 5 dentes de alho picados, 3 folhas de louro, 1 tomate gde sem sementes bem picado, cominho, tempero baiano e sal. Levei ao fogo e qdo pegou pressão, baixei o fogo e deixei cozinhar por 30min.



4- Abri a panela e coloquei os legumes de uma vez. Voltei a panela ao fogo e deixei mais uns 8 min.


5- Abri novamente a panela e coloquei a PTS, que já havia ficado de molho, bem espremida, esperei levantar fervura e desliguei. Tampei a panela e deixei no canto do fogão enqto preparava o resto.




O VINAGRETE
Eu tenho um processador manual e foi nele que preparei o vinagrete, mas pode fazer em processador normal, apenas pulsando...ou então picar com a faca.

- 1 tomate gde sem sementes
- 1/2 cebola
- 1 pedaço de pimentão vermelho
- 1 pedaço de pimentão amarelo
- 1 punhado de cheiro verde

O importante é deixar um vinagrete bem rústico.
Temperei com sal, pimenta vermelha em pó, azeite, vinagre e um pouco de água.




A FAROFA
Usei farinha de mandioca grossa (Biju Deusa), bastante alho picado, sal e azeite.
Botei a panela no fogo até ficar com a bunda BEM quente (a da panela)...coloquei um pouco de azeite (assim não queima o azeite, nem satura por conta do fogo),depois o alho e misturei até começar a fritar (não deixar ficar moreno). Despejei a farinha, coloquei sal, baixei o fogo e fiquei misturando até a farinha torrar (ela muda de cor...fica mais moreninha).


A COUVE
Cortei a couve BEM FININHA (para isso e para a laranja é preciso uma faca bem afiada).
Piquei bastante alho e cebola.
Fiz como na farofa...esquentei bem a bunda da panela, refoguei o alho e a cebola no azeite, coloquei a couve e fui misturando em fogo baixo até murchar. Temperei com sal e desliguei o fogo.



A LARANJA
Parece simples, mas é importante, por respeito às pessoas que vão comer, que ela seja servida sem casca, sem pele, sem sementes, sem o pavil (aquele miolinho branco dela) e cortada em cubos médios (que caibam na boca sem desconforto)



Um comentário:

  1. Adorei a sugestão, tem pouco tempo que não como carne em respeito à vida. Além do sacrifício de animais acredito que alimentação a base de carnes trás consigo energia morta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.