_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

quinta-feira, 16 de julho de 2020

SOPA CREME DE TOMATES COM PIPOCA




Eu cresci vendo essa sopa na mesa......
.....era como um premio por bom comportamento
ou um agradinho a mais.
Como eu era muito criança, nunca me preocupei em pegar a receita com a minha mãe  
......a gente nunca acha que a mãe vai morrer.
Hoje, pesquisando na internet
e juntando com o pouco que eu me lembrava, consegui montar a receita que ficou PERFEITA.


INGREDIENTES (serve 3 porções bem servidas)
1kg de tomates maduros (+/- 10)
1 cenoura pequena em cubos
2 cebolas pequenas picadas
4 dentes de alho espremidos
1 folha grande de louro
1 colh de sopa rasa de colorau
1/2 colh de sopa rasa de açúcar mascavo
1/2 copo d'água
2 colh de sopa de manteiga ou azeite (eu prefiro azeite)
2 tabletes de caldo de galinha ou legumes (prefiro em pó)
pimenta do reino a gosto
noz moscada ralada a gosto
sal se necessário (deixe para acertar no final)
5 folhas de manjericão picado
1 colh de sopa RASA de farinha de trigo
1 caixinha de creme de leite

MODO DE PREPARO
O início eu peguei do molho de tomate na pressão para diminuir o tempo de preparo.
Cortar os tomates de 4 partes e colocar na panela de pressão (com casca e sementes). Por cima dos tomates colocar a cenoura, 1 das cebolas, 2 dentes de alho, o louro, o colorau, o açúcar e a água.
Levar ao fogo ALTO e quando pegar pressão, baixar e contar 10 min. Desligar e NÃO ABRIR A PANELA antes de sair toda a pressão e amornar o conteúdo (isso vai terminar o cozimento do tomate).
Bater tudo no liquidificador muito bem batido e reservar.
NÃO PRECISA PASSAR NA PENEIRA.
Numa panela limpa, refogar os outros 2 dentes de alho e a outra cebola no azeite sem deixar tostar.
Despejar o conteúdo batido e misturar bem.
Juntar os tabletes de caldo, a pimenta e a noz moscada. Misturar bem, tampar a panela e deixar em fogo médio até ferver.
Dissolver a farinha num pouquinho de água, colocar na panela e misturar até engrossar um pouco.
Experimentar o sal, acrescentar as folhas de manjericão, misturar e desligar.
Colocar o creme de leite e misturar até incorporar.

Servir quente acompanhada de pipocas estouradas na hora.


OBS.:
- eu prefiro os caldos em pó pq além de não ter gordura, dissolvem mais fácil.

- tb prefiro o azeite à manteiga por uma questão de sabor.

- só colocar o creme de leite com o fogo DESLIGADO.

- colocar as pipocas numa vasilha a parte e colocar no prato aos poucos pq ela murcha muito rápido dentro da sopa quente.



Receita do molho de tomate na pressão AQUI





Um comentário:

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO