_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

sexta-feira, 31 de março de 2017

ROSCA COM CREME





INGREDIENTES (para 2 roscas)
500g de farinha de trigo
1 ovo + 1 gema
4 colheres de óleo (50ml)
1 colher de manteiga (25g)
3 colheres de açúcar

1 colh de sopa de essência de baunilha 
1 colher rasa de chá de sal
1 colher BEM CHEIA de leite em pó
1 envelope de 10g de fermento biológico seco (ou 30g do fresco)
Água suficiente para dar ponto de soltar das mãos (por volta de 250ml) 


MODO DE PREPARO
Coloque numa bacia  a farinha, o fermento, o açúcar, o leite em pó e misture. Acrescente a manteiga e o óleo e torne a misturar. Misture o ovo, a gema e o sal e adicione na farinha. Vá despejando AOS POUCOS a água, ao mesmo tempo que amassa. Sove bem até soltar das mãos.
DEVE FICAR UMA MASSA LISA E BEM MACIA (não deixe a massa dura porque sua rosca vai ficar seca).
Coloque para levedar por 30-40min em lugar seco, coberto com um pano (eu coloco no microondas desligado e fechado).
Abra a massa num retângulo, espalhe o recheio (aqui é creme e uvas passas), enrole como rocambole, aperte bem para que o recheio não se solte e corte o rolo ao meio COM CUIDADO.....e depois corte cada metade em 5 fatias iguais COM MAIS CUIDADO AINDA por causa do creme.
Acomode as fatias em duas formas de buraco BEM UNTADAS (5 fatias em cada forma), uma ao lado da outra para que cresçam para cima e não para os lados.
Espere dobrar o volume, pincele com ovo batido e leve para assar em forno pré aquecido a 200° por 30-40mim ou até dourar levemente a superfície.

ESPERE AMORNAR PARA TIRAR DA FORMA, senão elas quebram, e cubra com glacê de açúcar de confeiteiro.


RECHEIO (para as 2 roscas)

O CREME: misture muito bem 200g de pó para creme de confeiteiro, 500ml de leite frio, 2 colh de sopa de açúcar, 1 tampinha de essência de baunilha e 6 gotas de corante em gel na cor AMARELO MELÃO.
Leve ao fogo médio, sempre misturando, até começar a levantar bolhas. Desligue o fogo e deixe esfriar para rechear a rosca.

UVAS PASSAS ?....... 200g são suficientes para as duas roscas


GLACÊ DE AÇÚCAR DE CONFEITEIRO (para as 2 roscas)
Colocar numa vasilha 1 1/2 xic de açúcar de confeiteiro e 1 tampinha de essência de baunilha. Juntar AOS POUCOS 3 ou 4 colh de água e misturar bem.
DEVE FICAR UM CREME  BEM GROSSO.
Não colocar a água de uma vez porque você pode perder o ponto do glacê e ter que colocar mais açúcar.







OBS.:
- se você não tem 2 formas de buraco, não se descabele, encape bem um copo de requeijão com papel alumínio e coloque de boca para baixo no centro de uma forma redonda média (veja foto acima).

- não faça uma rosca só com toda a massa porque corre o risco de não assar direito no meio, já que o recheio é úmido, mole e bastante (é a quantidade de creme que faz a rosca ficar especial)

- você pode variar o recheio, colocando frutas cristalizadas no lugar das passas...ou fazendo um recheio de coco como das FATIAS HÚNGARAS (100g de coco ralado, 100g de açúcar, 100g de manteiga e 1 colh bem cheia de leite em pó...é só misturar tudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.