_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

terça-feira, 5 de março de 2013

FERMENTO CASEIRO



OS PÃES FEITOS COM FERMENTO CASEIRO
TEM SEU ÍNDICE GLICÊMICO BEM MAIS BAIXO
POR CONTA DA FERMENTAÇÃO LENTA


OS PÃES FEITOS COM ESTE TAMBÉM PODEM SER FEITOS COM FERMENTO COMUM...basta pular a parte da esponja, colocar 2 copos d'água na massa e usar 2 envelopes de fermento biológico seco (uso FERMIX) ou 60 g do fresco

Quem me ensinou foi a Vânia Waya, lá do grupo SOMOS FEITOS DO QUE COMEMOS....mais algumas instruções da Jaqueline Lopes.....mais algumas pesquisas na internet.

MATERIAL NECESSÁRIO

1 vidro com capacidade de pelo menos 1 litro (esse da foto tem 1,3 litro e comprei numa loja de 1,99 por R$ 3,49)
----> O ideal é ter 2 vidros para poder trocar qdo ficar com as paredes muito melecadas de fermento. Você faz isso depois do fermento alimentado (despeja no outro vidro)
 

1 colher de pau ou de plástico com cabo não muito curto para facilitar na hora de misturar (comprei uma de plástico na loja de 1,99 por R$ 1,70)
 

1 xic de água mineral (água da torneira ou do filtro contém cloro e mata o fermento)

1/2 xic de farinha de trigo branca (uso DONA BENTA)

1/2 xic de farinha integral (uso DONA BENTA empacotada a vácuo) ou de centeio (a de centeio é melhor...o fermento borbulha mais rápido)

MODO DE PREPARO
Coloque os ingredientes no vidro e bata com a colher para incorporar bem. Cubra com um pano úmido e coloque num lugar onde não pegue sol, mas que seja quente (em cima da geladeira ou de um armário é o ideal) e deixe 24h.
Passado esse tempo é hora de começar a alimentar seu fermento para que ele não morra e você deve fazer isso 2 vezes por dia, por pelo menos 5 dias.
No 2º dia vai aparecer um liquido escuro em separado da mistura de trigo...isso é normal e você deve misturar o fermento várias  vezes nesse dia.
Quando começar a borbulhar é pq seu fermento já tem vida, isso vai acontecer no 3º dia.

COMO ALIMENTAR O FERMENTO ???
Você mistura o conteúdo do vidro, acrescenta 4 colh de sopa de água mineral, 2 colh de sopa de farinha branca e 2 colh de sopa de farinha de centeio (ou integral), bate bem com a colher de plástico (ou de pau) e torna a cobrir com o pano úmido, mantendo-o sempre úmido (é importante fazer isso 2x ao dia).
No 5º dia, geralmente o fermento está pronto e deve ter cheiro característico de fermento fresco, igualzinho àquele comprado na padaria.
É a hora de guardá-lo na geladeira.
Se vc for já for fazer um pão, tire por volta de 360g de fermento (+/- 1 1/2 copo de requeijão) para 1kg de farinha. 
Alimente o restante com 1 xic de água, 1/2 xic de farinha branca e 1/2 xic de farinha de centeio, misture bem, coloque a tampa por cima SEM ROSQUEAR e guarde na geladeira.
Uma vez na geladeira, ele deve ser alimentado NO MINIMO uma vez por semana (o ideal é 2x) e para isso vc tem que tirar metade da quantidade do vidro e jogar fora ou doar para alguém, senão pode transbordar, caso não vá fazer pão.

Seu fermento vai durar MUITO se você cuidar bem dele e não deixar de alimentá-lo.

OBS.: eu fiz 2 tentativas...o vidro da direita é a 1ª, mas a 2ª foi a que ficou melhor.




Aqui o fermento foi usado, alimentado e guardado na geladeira em seguida ... menos de 24h depois, vejam como ele está !!!


OBS.: EM POSTAGENS POSTERIORES COLOCAREI RECEITAS DE PÃES
COM FERMENTO CASEIRO

3 comentários:

  1. vou experimentar!obrig!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, acho que o comentário anterior ficou no anônimo. rsrs

    Mas será que dá para usar semolina no fermento natural?
    A ideia é pra fazer o pão italiano. Se você tiver uma receita legal também, pode me passar por favor? rsrs

    Essa aí vou testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Rafael...tenho um pão que fica BEM próximo do italiano e no mesmo link tem um outro fermento natural, do qual eu gostei mais... dá uma olhada: http://receitastestadaspormim.blogspot.com.br/2013/11/pao-com-fermento-de-casca-de-batata.html

      Excluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO