_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

domingo, 16 de janeiro de 2022

SALADA GREGA


A comida grega é costumeiramente envolvida em muito azeite extra virgem, os legumes cortados em pedaços grandes..........nada ralado, nem picadinho miúdo.
Eu peguei esta receita lá da Rita Lobo, mas existem inúmeras receitas na internet e com algumas variações de ingredientes, que muitas vezes fogem do original.
É uma salada leve e muito saborosa.


INGREDIENTES
3 tomates maduros ou 1 caixinha de tomates cereja partidos ao meio
1 pepino comum ou pepino japonês, se preferir
1 cebola roxa pequena
100 g de queijo feta em peça ou ricota firme
1/3 de xícara (chá) de azeitonas pretas gregas
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


MODO DE PREPARO
Lave, seque e corte o tomate em 8 gomos corte e descarte a tampa; apoie a parte cortada na tábua e corte o tomate em cruz, depois, em X, para formar 8 partes. Coloque numa peneira, misture com 1 colher (chá) de sal e deixe drenar sobre uma tigela por pelo menos 30 minutos o sal desidrata e deixa o tomate mais carnudo.

Enquanto isso, prepare os outros ingredientes descasque e corte a cebola em cubos médios OU fatias não muito finas. Transfira para uma tigela, cubra com água e gelo e deixe de molho até a hora de montar a salada (a água gelada diminui o ardido da cebola).

Lave e seque o pepino. Com a ponta de um garfo, raspe a casca no sentido do comprimento as ranhuras retém o molho e o pepino fica bem temperado. Corte o pepino ao meio e as metades em meias-luas de 1 cm.

Corte o queijo em cubos de cerca de 2 cm. Corte as azeitonas em fatias e descarte o caroço (pode deixar inteiras se preferir).

Transfira o tomate drenado para uma tigela. Escorra a água das cebolas e junte aos tomates. Misture o pepino fatiado, as azeitonas e por último os cubos de queijo. Tempere com bastante azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto lembre-se que o tomate já foi polvilhado com sal e o queijo feta também é salgado. Sirva a seguir.


WIKIPÉDIA
SALADA GREGA (em gregoχωριάτικη σαλάτα, significando "salada campestre") é uma salada tradicional grega com os ingredientes característicos deste país. A salada original é feita com tomatepepinopimentão e cebola roxa. Temperada com salpimenta-do-reinoorégano e azeite. A tudo isto juntam-se pedaços de queijo fetaalcaparras e azeitonas kalamata. A alface, apesar do que pensa a maioria das pessoas, é muito rara na salada grega.
Há uma variante da salada que se denomina μαρούλι, "alface" em vez de "salada" e é muito diferente: consiste em alface, cebolinha-verde, e endro fresco, tudo regado com azeite e vinagre ou sumo de limão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO