_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

domingo, 6 de outubro de 2013

BIFE ROLÊ NA CERVEJA





INGREDIENTES
6 bifes grandes de paleta (pode usar patinho ou outro bife de sua preferência) - usei coxão duro e peito de frango
1 pimentão cortado em tiras grossas
1 cenoura cortada em tiras grossas
1 pedaço de bacon cortado em fatias grossas.
1 cebola grande picada.
1/2 xícara de alho poró
2 tomates picados
1 xícara de cerveja
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara de salsa picada
alho picado (opcional)


MODO DE PREPARO
Tempere os bifes com sal e pimenta do reino (eu usei tempero caseiro, pimenta calabresa em pó, orégano, um fio de azeite e um pouco de vinagre de vinho branco).



Enrole cada bife como um rocambole recheando com as tiras de cenoura, bacon e pimentão. Espete palitinhos para que não abram durante o cozimento. Existem umas argolas para fazer esse bife, mas nunca utilizei.
Em uma panela de pressão coloque azeite e deixe esquentar bem. Coloque os bifes e deixe sem mexer até que core de um lado. Vire e deixe corar de outro lado. 

Quando estiver bem coradinho 



(eu tirei eles da panela nessa hora para prosseguir e voltei eles depois) , acrescente alho poró picado, cebola picada, alho picado, o restante que sobrou das cenouras do recheio e o que restou do pimentão. Refogue bem. Acrescente os tomates e deixe refogar mais. 



Acrescente a cerveja e feche a panela de pressão (vejam obs minhas abaixo). Quando a panela chiar, conte 10 minutos. Deixe esfriar, abra a panela e veja se está pronto.  Se o caldo estiver seco, acrescente um pouco de água e deixe apurar no fogo (sem pressão). Se estiver com muito caldo, deixe no fogo até reduzir. Quando estiver pronto, acrescente a salsa picada. Fica uma delícia!

Obs: (do Mauro)
- Não esqueça de retirar os palitos na hora de servir para  não causar acidentes. 
- Dependendo da carne utilizada, se for uma carne dura, após os 10 minutos de pressão (espete com um garfo para testar), acrescente um pouco mais de água e deixe cozinhar por mais tempo na pressão (eu fiz 10 bifes, 8 de coxão duro e 2 de peito de frango - então coloquei 20 min e ficaram desmanchando).

Obs: (minhas)
- os bifes de frango foram recheados com peito de peru defumado.
- eu não coloquei pimentão dentro dos bifes  pq o povo aqui em casa não gosta.....deixei para colocar uns cubos de pimentão vermelho no molho.
- como eu fiz 10 bifes, fritei 5 de cada vez..reservei todos e fiz o molho....arrumei eles lado a lado, coloquei uns 150 ml de água fervendo por cima e em seguida a cerveja (1 LATA INTEIRA)

SEGREDO DA COR DO CALDO
O segredo é corar bem a carne enquanto estiver selando e depois  deixar o refogado pegar no fundo da panela. Quase queimar. É só pingar água e soltar o fundo. Fica maravilhoso !

5 comentários:

  1. hummm a foto do rolê corando na panela está perturbando hauhauha delicia

    ResponderExcluir
  2. O molho como vc fez..nao entendi...me desculpe

    ResponderExcluir
  3. qual é a cerveja, Clara ou escura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz com a clara, mas se vc quiser um molho mais forte, mais encorpado, use a escura

      Excluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.