_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

FICAZZELLA - Pastel Italiano



Com batata na massa e recheado com muito queijo, ele é a sensação da festa de São Vito em São Paulo todos os anos.....faz fila para comer.
E foi uma das cozinheiras da festa, a Mamma Neide, quem foi na Ana Maria Braga ensinar.
Eu adaptei para fazer com 500g de farinha.



INGREDIENTES
1 batata média-grande cozida (bem macia)
250 ml da água do cozimento da batata +/- (até o ponto de desgrudar das mãos, mas bem macia - pode usar um pouquinho a mais)
30 g de fermento biológico fresco ou 1 envelope do seco
1 colh de chá de açúcar
1 colh de chá de sal
1/4 de copo de óleo (umas 4 colh de sopa)
500 g de farinha
óleo para fritar

MODO DE PREPARO
Numa tigela misturar, até dissolver, a batata bem amassada, a água, fermento, açúcar e óleo (NÃO se coloca o sal diretamente no fermento...eu prefiro misturar o sal num pouco de farinha).
Reservar.
Numa bacia coloque a farinha e vá despejando a mistura do fermento e amassando até desgrudar das mãos.
Você pode já fazer bolinhas e deixar crescer OU deixar crescer a massa toda e dividir depois. O tamanho é à sua escolha. Eu fiz 12 unidades.
Abrir a massa com um rolo, não muito grossa, colocar o recheio (eu coloquei 2 colh de sopa bem cheias em cada uma) e fechar bem.
Fritar em óleo quente até dourar e escorrer em papel absorvente.

RECHEIO
500g de mussarela picada (eu só tinha ela ralada e deu super certo)
200g de tomates picados SEM AS SEMENTES e escorridos numa peneira para eliminar a água - não exagere na quantidade de tomate para não juntar água ao fritar.
sal e orégano a gosto
2 colh de azeite

MODO DE PREPARO
Misturar tudo e rechear as FICAZZELLAS.




.

10 comentários:

  1. eu fiz..hummmm ficou um escândalo de boas todos amaram !!!!

    ResponderExcluir
  2. Não precisa deixar crescer a massa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro vc deixa crescer a massa toda, como qualquer pão......depois divide em bolinhas (eu faço 12).......aí vc vai montando a partir da 1ª bolinha feita e começa a fritar da 1ª que foi montada .......... não tem o 2º crescimento pq o tempo que vc leva fazendo as bolinhas e montando as FICAZZELAS é suficiente, só tem que ser na ordem

      Excluir
  3. Já faz um tempo essa postagem, não sei se alguém vai me responder. Qual a diferença da ficazella pra fogazza? Ambas são consideradas "tipo de pastel italiano com a massa a base de batatas". As receitas que achei são basicamente iguais tbm. Agradeço a quem puder responder! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FICAZZELLA é no estilo PASTEL................e a FOCACCIA é mais uma pizza de massa grossa...........na 1ª vai batata cozida na massa e na 2ª não..... veja a FOCACCIA - https://receitastestadaspormim.blogspot.com/2017/05/focaccia.html

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta!! Mas Focaccia e Fogazza são coisas diferentes, não?
      A Fogazza que eu conheço é tipo um pastel tbm com a massa de batata! E a Ficazzella eu não conhecia, por isso estou na dúvida.
      De qualquer maneira fico feliz por ter respondido. Só depois de escrever o comentário que vi que o blog ainda está ativo. Já estou seguindo ele! Parabéns pelas receitas!

      Excluir
  4. Oi vc tem receita de pastel massa grossa ele parece assado mas é frito

    ResponderExcluir
  5. A FICAZZELLA é tipo um pastel...........experimenta

    ResponderExcluir
  6. Amiga ,adorei a receita vou fazer
    Depois volto para te contar🌹

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO