_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

sexta-feira, 29 de março de 2013

*SALADA, ARROZ, FILÉ DE PEIXE NO FORNO, SALADA DE FRUTAS COM MARACUJÁ





- salada de alface, tomate, cebola e pepino
- arroz
- filé de peixe no forno (a 2ª opção c/as batatas pré-cozidas e montado em pé) - desta vez o peixe foi Polaca do Alasca

SOBRE O POLACA DO ALASCA
POLACA DO ALASCA - o primo pobre do bacalhau

Da família Gadiforme, a mesma do legítimo bacalhau do Atlântico, o Gadus Morhua, mas um parente distante, já que são de gêneros diferentes, o Polaca do Alasca, começou a ser capturado e comercializado para consumo humano em grande escala apenas em 1984, justamente para servir de alternativa quando os estoques do primo famoso começaram a rarear nas águas do Atlântico Norte.

O Polaca do Alasca é uma espécie proveniente das águas geladas e profundas do oceano Pacífico Norte, o que significa pouca ou nenhuma contaminação por mercúrio, que é altamente prejudicial à saúde.

Ele tem carne magra, de sabor suave diferenciado e textura firme. Na cozinha, é tão versátil quanto o seu primo famoso e desfaz-se em lascas depois de cozido, ao simples toque do garfo.

O Polaca é um peixe muito versátil, que pode ser preparado assado no forno ou na churrasqueira, frito, ensopado, cozido no vapor, ou mesmo no microondas. Combina com diferentes tipos de molhos e acompanhamentos, sendo que sua carne, além dos modos tradicionais, pode ser utilizada para o preparo de saladas, bolinhos, recheios diversos, risotos etc...





- salada de frutas com maracujá
Piquei bem miúdo: maçã com casca, banana, manga, mamão, laranja, abacaxi pérola............coloquei por cima a polpa de maracujá COM AS SEMENTES...........temperei com água gelada levemente adoçada, onde vc pode usar açúcar branco ou mascavo Mais Vita Yoki  OU mel de boa qualidade OU adoçante em pó culinário Tal&Qual

3 comentários:

  1. Obrigado pela dica Lucia,
    vou receber um casal de amigos e acho que é uma boa receita, já que eu experimentei o Polaca estes dias e gostei do sabor (fiz grelhado)

    ResponderExcluir
  2. Ohhh que maravilha ta mais pra livro de de "como descobrimos o primo pobre do bacalhau" do que receita.

    ResponderExcluir
  3. parabens otmas receitas

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!