_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

terça-feira, 3 de abril de 2018

RATATOUILLE COM QUEIJO




Esta receita ficou mais conhecida depois da exibição do desenho animado com o mesmo nome, onde um ratinho cozinheiro era o astro da tela.


Prato de origem francesa pode ser preparado de várias formas, inclusive com diferença nos ingredientes.
No Blog da minha amiga Cynthia Goetz, por exemplo, tem com pimentão e molho de tomate: http://receitasdacyn.com.br/?s=ratatouille
E no vídeo de onde eu tirei esta que eu fiz,
não tem o pimentão e nem o molho,
mas tem fatias de queijo intercaladas:

INGREDIENTES
Berinjela (escolha as menos largas)
Abobrinha italiana
Tomate maduro, mas bem firme
Cebola fatiada
Fatias de queijo (eu usei mussarela)
sal, pimenta, orégano e azeite a gosto


AS QUANTIDADES ??? 
----->>>>> de acordo com o número de pessoas que vão comer <<<<<-----


MODO DE PREPARO
Comece pela berinjela que deve ser fatiada não muito grossa, colocada numa bacia e polvilhada com sal. Deixe descansar de 20 a 30 min, esprema as fatias uma a uma para extrair o soro e o amargor e reserve.
Fatie a abobrinha, o tomate e a cebola e reserve.
Os legumes devem ter todos o mesmo número de fatias, com espessura de uns 3 mm para não soltarem água demais na forma.
O queijo você corta cada fatia ao meio e dobra para caber entre os legumes.

A MONTAGEM: berinjela, tomate, abobrinha, queijo e cebola.
Vá arrumando cada montinho desse na forma, um atrás do outro.
Polvilhe tudo com sal, pimenta, orégano e regue com azeite, sem exagerar em nada. Leve em conta que a berinjela já foi curtida no sal e o queijo também tem sal.
Pique uns dentes de alho bem miúdo e espalhe por cima de tudo.
Leve ao forno pré-aquecido a uns 220° até amolecer os legumes e derreter o queijo. O tempo varia de forno para forno, mas no meu eu coloquei 20 min, virei a forma e coloquei mais 20 min.



CUIDADO PARA NÃO DEIXAR QUEIMAR O FUNDO








Desta vez sem queijo
e com os legumes fatiados mais fininho.

2 comentários:

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO