_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

sexta-feira, 30 de março de 2018

BACALHAU AO FORNO COM BATATAS AO MURRO





Eu pesquisei receitas de bacalhau pela net e me baseei na do site À MODA DO FLÁVIO,
claro que com os meus pitacos.
A receita original está AQUI

INGREDIENTES
- Postas de bacalhau dessalgado - 1 boa posta por pessoa (eu comprei 1 kg de bacalhau dessalgado e congelado que me rendeu 6 pedaços)
- Batatas médias cozidas COM a casca e AO DENTE (não dá certo se ficar mole demais) - eu coloquei 2 por posta de bacalhau
- umas 3 cebolas grandes em fatias grossas
- alho picado a gosto (sem miséria, por favor)
- pimentão vermelho e amarelo a gosto em tirinhas (coloquei 1 de cada)
- sal, pimenta, orégano e coentro seco a gosto (CUIDADO com o sal se o seu bacalhau for salgado)
- azeitonas pretas a gosto (usei a chileninha)
- azeite a gosto, mas sem miséria


OBS.: Se você vai fazer uma bacalhoada de respeito, não pode usar ingredientes sem qualidade e nem pode querer economizar.


MODO DE PREPARO
Lave bem as batatas e cozinhe AO DENTE na pressão ou não - só não pode deixar elas racharem. Escorra, deixe dar uma esfriada afim de não se queimar e dê um "murro" em cada uma (uma leve amassada com a mão nelas inteiras só para esborrachar) e reserve.
Como eu usei bacalhau dessalgado e congelado, tirei do freezer na noite anterior, pois ele vem em pedaços grandes e demoram para descongelar.
Passe sal e pimenta nos pedaços e reserve.
Pique as cebolas e coloque numa forma, regue com azeite de forma a envolvê-las totalmente.
Arrume o bacalhau na forma, sobre as cebolas, intercalando com as batatas. Polvilhe sal SÓ SOBRE AS BATATAS, pois você já temperou o bacalhau.
Fatie os pimentões em tirinhas e distribua só sobre os pedaços de bacalhau (para não ressecarem).
Pique o alho e coloque sobre tudo. Polvilhe com orégano e coentro seco a gosto.
Distribua as azeitonas e regue fartamente azeite.
Leve ao forno FORTE e sem cobrir até atingir o ponto desejado (mais ou menos corado) - o meu ficou quase 1 h.
Sirva com salada de folhas.












Um comentário:

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO