_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

sábado, 26 de julho de 2014

EMPANADAS





As EMPANADAS originaram-se dos pães que eram recheados com carnes e/ou vegetais para os pastores e viajantes comerem nos campos.
Depois passaram a assar a massa do pão já com o recheio. E finalmente criou-se uma massa específica para envolver os recheios.

Esta receita foi dada no programa MAIS VOCÊ de 25/07/2014


INGREDIENTES
1 xícara (chá) de ricota ralada (120 g)
100 g de manteiga (½ xícara de chá)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (165 g)
sal a gosto
recheio a gosto
2 gemas batidas com 1 colher (sopa) de água para pincelar

MODO DE PREPARO
Numa tigela coloque 1 xícara (chá) de ricota ralada, 100 g de manteiga e misture até formar uma pasta. Adicione, aos poucos, 1 xícara (chá) de farinha de trigo e sal a gosto mexendo bem até desgrudar das mãos. Enrole a massa num filme plástico (eu coloquei a bola de massa num saquinho) e leve para gelar por 30 minutos.

Transfira a massa  para uma superfície lisa e enfarinhada, com um rolo abra a massa bem fina e corte discos (10 cm de diâmetro). Coloque uma porção de recheio sobre cada disco de massa, dobre ao meio em meia lua e feche apertando bem as bordas.

OBS.:
- eu fiz bolinhas e abri do tamanho de um pires...achei 10cm muito pequeno.

- fiz 3 receitas e deu 20 médias... recheei 10 com carne moída refogada e uvas passas e as outras 10 com frango e requeijão.

- polvilhei gergelim depois de pinceladas com a gema

- no lugar de untar e polvilhar a assadeira, eu forrei com papel manteiga


Numa assadeira untada e enfarinhada (eu forrei a forma com papel manteiga) coloque os pasteis (empanadas), pincele gema batida com 1 colher (sopa) de água e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.









CONSELHO: retire do forno, mas NÃO SIRVA EM SEGUIDA, pois o recheio fica MUITO quente... a ponto de arrancar o couro da língua.

3 comentários:

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.