Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2013

*PANQUECAS DE CARNE E FRANGO




MASSA
do Livro Receitinhas para Você do SESI 
cada receita dá de 6 a 8 panquecas

INGREDIENTES
1 ovo
1 xic de leite Mococa
3 colh de sopa de farinha de trigo Dona Benta (cheias)
1 colh de sopa de óleo
1/2 colh de chá de fermento em pó Dona Benta (deixa mais leve a massa)

MODO DE PREPARO
Bater tudo no liquidificador e fritas as panquecas em frigideira tefal apenas untada. À medida que for fritando, vá "limpando" a frigideira com um papel toalha levemente embebido em óleo, dessa forma as panquecas não ficam engorduradas.

RECHEIO DE CARNE
Refogue a carne moída com temperos a seu gosto, deixando bem sequinha. Engrosse com farinha de trigo dissolvida em leite.

SUGESTÃO: faça primeiro o recheio, pois enquanto faz as panquecas, ele esfria.

Recheie as panquecas e cubra com molho a seu gosto. Aqui em casa o povo gosta com molho branco e queijo ralado por cima.
Pode levar ao forno para gratinar ou ao MO em pot média para aquecer e derreter o queijo.




RECHEIO DE FRANGO
Cozinhe o frango (bem cozido) em água temperada. Desfie e junte a um refogado de alho e cebola. Se gostar de milho, nessa hora junte milho de lata escorrido e um tomate BEM picado e sem as sementes. Mexa bem até quase desfazer o tomate, polvilhe com uma colh de sopa de farinha de trigo e misture rapidamente para engrossar. Deixe esfriar para rechear as panquecas porque facilita.





Desta vez elas são coloridas, espinafre e beterraba...recheio de carne e palmito.
Para dar cor à massa basta acrescentar 1 colher de sopa BEM RASA de espinafre ou beterraba liofilizados (desidratação a frio, sob congelamento, que não altera sabor e nem propriedades do alimento) ou o legume "in natura" aferventado e processado (espinafre - 1/2 copo e beterraba - 1/2 unidade média)........no caso do espinafre é necessário dar uma espremida nele para tirar o excesso de água.
Os legumes liofilizados são encontrados em casas de produtos naturais ou na zona cerealista em São Paulo.

O recheio de palmito ???
Eu usei palmito pupunha, que é ecologicamente correto porque a extração desse palmito acontece cerca de 18 meses após o plantio, sem que haja necessidade de matar a palmeira. Outra vantagem: novos cortes podem ser feitos na mesma planta, o que dispensa o replantio da área...enquanto outros tipos de palmito requerem a morte da palmeira necessitando de replantio.
Refoga alho e cebola bem picadinho com azeite, acrescenta tomate sem as sementes picadinhos e deixa cozinhar até murchar. Coloca o palmito picado, tempera com sal, pimenta, orégano, coentro em pó e engrossa com farinha dissolvida no leite. 
Este recheio tem que ficar bem denso para facilitar na hora de enrolar a panqueca.

Um comentário:

OBRIGADA POR COMENTAR !!!