Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2020

CHARUTINHO DE ACELGA




Peguei lá no RECEITAS DE PAI e só tirei o bacon por achar que descaracteriza o prato, afinal turcos, árabes, sírios não colocam bacon em suas receitas.


INGREDIENTES
1 acelga ou repolho médio
500g de carne moída (coloquei 600g)
200g de bacon moído (substituí por 1 colh bem cheia de margarina)
1 e 1/2 xícara de arroz crú
1 tomate bem picado (sem as sementes)
salsinha e cebolinha a gosto
1/2 cebola picada
3 dentes de alho
paprica a gosto
pimenta do reino a gosto
sal a gosto

PARA O MOLHO
1 litro de água
2 colheres de sopa de extrato (eu usei 1 sachê de molho de tomate)
2 colheres de sopa de cebola picada
2 dentes de alho picados
sal a gosto

MODO DE PREPARO
Separe as folhas da acelga, reservando as sobras e retalhos para forrar a panela. Desbaste a parte grossa do caule para facilitar o enrolar depois e mergulhe-as duas a duas numa panela com água fervente por 1 min.
Retire, vá colocando para escorrer num escorredor de macarrão e depois coloque-as sobre um pano limpo e seco para tirar o excesso de água.








PREPARE O RECHEIO
Coloque numa bacia a carne, o bacon (?), demais ingredientes e amasse bem com as mãos.

MONTAGEM
Estique a folha da acelga na tábua. Coloque uma colher bem cheia de recheio no alto da folha e vá enrolando e envelopando bem apertadinho .
Pressione de leve as pontas e o corpo do charutinho com as mãos para não abrirem ao cozinhar.







PREPARE O MOLHO
Refogue o alho e a cebola num pouquinho de azeite. Junte o molho ou o extrato de tomate, a água e um pouco de sal. Misture bem e reserve.

Forre o fundo de uma panela grande com folhas ou retalhos de acelga e vá arrumando os charutos um ao lado do outro. Se não couber, faça uma segunda camada. Despeje o molho por cima de tudo com cuidado, coloque um prato de boca para baixo em cima para fazer peso e os charutos não boiarem. Tampe, leve ao fogo forte e espere ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até amolecer o arroz (mais ou menos 30 min).





Desligue o fogo, coloque a tampa e deixe descansar ao menos 30 min para o arroz inchar. Tire os charutos da panela com um pegador e MUITO cuidado e arrume num refratário. Regue com um pouco do molho e sirva quente acompanhado de arroz sírio.





ARROZ SÍRIO - Receita AQUI


OBS 1.: pode fazer com repolho: com uma faca de bico tire a parte central dele formando um buraco. Leve ao fogo numa panela grande com água já fervente por 5 min. Vire o repolho e deixe mais 5 min. Retire as folhas com cuidado e proceda da mesma maneira da acelga.

OBS 2.: pratos árabes, sírios, turcos etc, originalmente não levam bacon, ingrediente que descaracteriza o prato, portanto eu substitui por 1 colh bem cheia de margarina e aumentei a carne para 600g.

OBS 3.: como a minha acelga era pequena, sobrou um pouco do recheio. Eu acrescentei 1 colh de sopa de farinha de trigo e fiz bolinhos, como almondegas, bem apertadinhas e coloquei entre os charutos para cozinhar.




2 comentários:

  1. Amiga, adorei a ideia. E aprendi um molho novo. Com certeza vou fazer. Obrigada ❤️

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis aprender ,agora com certeza vou conseguir, está muito bem explicado, obrigada amiga Lucia ❤️

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!