Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2018

VACA ATOLADA




Típica da culinária mineira, os principais ingredientes da vaca atolada são a costela e a mandioca. Mas e de onde vem esse nome? Existem duas versões: a primeira afirma que é porque a costela fica "atolada" na mandioca.
Já a segunda remonta aos tempos coloniais, quando os tropeiros levavam, no embornal, carne mergulhada na gordura, o que garantia que o alimento não deteriorasse. Ao longo do caminho, passavam pelas rotas da mandioca e as colhiam para misturar na carne. 

INGREDIENTES
2 kg de costela bovina
1 kg de mandioca descascada e partida em pedaços regulares
1 cebola grande picada
6 dentes de alho picados
1 linguiça portuguesa (pode ser calabresa tb) em rodelas grossas (OPCIONAL)
sal, pimenta e orégano a gosto
4 tomates maduros e firmes cortados em quatro
óleo ou azeite para refogar
cheiro verde a gosto para finalizar
água fervente o suficiente

MODO DE PREPARO
Tire a gordura da costela o máximo que puder e sele a carne até ficar bem dourada (eu gosto de fazer isso aos poucos porque fica mais fácil de virar os pedaços). Tire o excesso de óleo da panela, junte a cebola, o alho e refogue.
Arrume os pedaços de carne sobre o refogado, coloque os tomates e cubra com água fervente até dois dedos acima da carne. Tempere com sal, pimenta e orégano, tampe a panela e conte 1h depois que pegar pressão. Tire a pressão, abra a panela e junte a mandioca e a linguiça. Feche de novo e volte ao fogo mais 15 min depois de pegar pressão.
Se o caldo ficar muito ralo, deixe a panela aberta em fogo FORTE por alguns minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR COMENTAR !!!