O que eu quero salientar aqui não é exatamente a receita, mas o fato de ter sido feito no processador.
Tenho algumas amigas que gostariam de fazer pão, mas por problemas de saúde não podem amassá-lo e/ou sová-lo... esse problema pode ser resolvido com um processador potente.
Claro que não dá para fazer 2 ou 3 pães de uma só vez...é 1 grande de cada vez, mas vocês podem ver nas fotos que ficou macio, perfeito... e PASMEM !!!...ficou batendo exatos 2 min.
O meu processador é um Philips-Wallita de 1000W de potência - modelo RI7776 (vem com gancho para massas)
INGREDIENTES
350 ml de água morna
120 ml de óleo
1 colh de sobremesa rasa de sal
2 colh de sopa rasas de açúcar mascavo
3 colh de sopa de sementes de linhaça
2 xic de farinha integral
farinha de trigo branca até dar ponto (soltar das mãos)
1 envelope de fermento biológico seco (Fermix 10 g) OU 30 g de fermento biológico fresco (aquele de padaria)
MODO DE PREPARO
Bater no liquidificador a água, óleo, sal, açúcar, linhaça e 1 xic de farinha (esta parte é opcional e você pode colocar todos os ingredientes direto no processador, maaaaaaaasssssss isto ajuda na maciez do pão).
Despejar na jarra do processador e ir batendo enquanto coloca o restante da farinha (isso leva uns 2 ou 3 min).
Tirar do processador e levar para crescer até dobrar o volume (por volta de 1h). Dar formato ao pão, rolar em farinha integral e colocar em forma untada. Deixar crescer novamente até dobrar o volume.
Levar ao forno FRIO, acender em temperatura máxima e deixar 10min. Baixar a temperatura do forno para MÉDIA e deixar até corar(30min +/-)
RELEMBRANDO QUE cada forno é um forno... e que cada um conhece o seu...portanto, tempo e temperatura são apenas ponto de referência.
Tire o pão do forno e coloque para esfriar sobre uma toalha dobrada ou sobre uma grade para não suar e posteriormente embolorar.
NUNCA corte o pão quente para não tirar a sua umidade...espere no mínimo 2h para cortá-lo.
OBS.: um pão para ser considerado integral tem que ter NO MÍNIMO 50% de farinha integral.
Adorei Lú. Mas você sabe quanto posso cobrar por 1 unidade grande? Obrigada.
ResponderExcluirAlexa Tomasine.
Essa é uma resposta difícil Alexa, pois o valor da matéria prima varia de uma região para outra e você pode acabar tendo prejuízo. Faça as contas do custo do material e multiplique por 3, onde 1 = matéria prima, 2 = gastos ocultos (água, luz, gás etc) e 3 = seu lucro. Caso sua receita dê mais de um pão, divida o resultado por eles e terá o preço a cobrar.
ExcluirNossa perfeito hei, deve ter ficado maravilhoso!
ResponderExcluirOlá Lúcia, vc deu uma dica mais valiosa que a outra!!! estou adquirindo um processador de 750w com lamina de massa tb, será minha primeira receita, seguindo todas as suas dicas. Abraço Grande Rafa do LeGarb
ResponderExcluirLú, nesta receita não diz a quantidade exata de farinha branca, imagino que seja a mesma da farinha integral, pois se vou fazer no processador não irei por a mão na massa, certo?
ResponderExcluirobrigada
Coloque farinha até formar uma bola que vc perceba não estar grudenta...........no processador, na masseira ou na mão não tem como precisar a quantidade...depende da umidade original da farinha, mas creio que fique entre 2 ou 3 xic.
ExcluirBom dia Lu! Meu processador não possui o gancho para massas, possui a lâmina que serve para misturar, triturar e moer, por exemplo, a massa de kibe fica ótima processada com essa lâmina, será que dá certo também pra esse pão? Abraço. Renata.
ResponderExcluirNão... com as facas não é a mesma coisa... vc terá que amassar na mão... ao menos 10 min de sova.
ExcluirDica e receita espetacular.Obrigada,espero que continue testando e informando.Feliz Ano Novo
ResponderExcluirDeu super certo, já fiz três vezes, e coloquei cebola na primeira, alecrim na segunda. Ficou uma delícia!!!
ResponderExcluir