_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

FAVA COM CARNES






INGREDIENTES
800g a 1kg de carnes a seu gosto (calabresa, carne seca demolhada, carne de porco, músculo, costelinha defumada etc)
4 dentes de alho socados
2 colheres (chá) de colorau (urucum socado com fubá)
500 g de favas secas recém-colhidas (se estiverem mais velhas, deixe-as de molho por 12h, trocando a água de vez em quando)
2 folhas de louro
Meia cebola picada
Sal a gosto (se necessário)
cheiro-verde picado a gosto


MODO DE PREPARO
Corte a carne em cubos e cozinhe na pressão com pouca água até ficar macia (se usar calabresa não precisa cozinhar muito, só afervente junto com o feijão).
Enquanto isso, lave as favas, coloque em outra panela, cubra com água fria, junte o louro e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficar macia – de vez em quando mexa delicadamente, passando para baixo as favas que ficam na superfície. Se precisar, junte mais água fervente. Isto pode levar menos de 30 minutos se a fava for bem jovem..............MASSSSSS se forem sexagenárias como as minhas, vai levar umas 2h...ou então você coloca na pressão, tomando cuidado para não deixar derretar.
Quando a carne e a fava estiverem cozidas, coloque o colorau e junte tudo numa só panela, acrescente o alho e a cebola, misture com delicadeza para não desmanchar a fava e cozinhe por mais 10 minutos para pegar gosto. Prove o sal e corrija, se necessário. Apague o fogo, junte o cheiro-verde e sirva bem quente. Se quiser, junte um pouco de pimenta.


FAROFA DE OVO
Refogue 1 cebola bem picada com uns 3 ou 4 dentes de alho, no azeite até começar a dourar. Abra aí os ovos e misture rapidamente para formar "fiapos". Tempere com sal, pimenta, orégano e curry (se gostar). Junte a farinha (eu fiz meio a meio mandioca e milho), cheiro verde a gosto, misture bem e sirva.

Um comentário:

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.