_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

sábado, 12 de julho de 2014

ALHO PICADO (em conserva)




Eu estava procurando uma forma de guardar o alho crú já picado para facilitar na hora de usar, mas não queria aquele tipo tempero caseiro, uma pasta de alho.
Entrei em diversos sites e blogs e em todos ou mandava congelar em pequenas porções (imaginem o cheiro que ia ficar o freezer) ou colocá-lo imerso em óleo.
Resolvi tentar o do óleo.........eca !!!... depois de uns dias ele perdia o sabor e ficava com um cheiro ruim, que não era de estragado, mas não era bom.... e também perdia o sabor ardido, característico do alho.
Aí parti para o princípio do tempero caseiro, COM SAL... mas numa quantidade que não chegasse a salgar a comida.
Esta é a 2ª vez que eu faço, pois queria apurar se realmente valia a pena e ficava bom... achei EXCELENTE... depois de 30 dias ele continuou perfeito.

VAMOS LÁ...........
Você só precisa de alho descascado e sal.
Eu compro o alho em pacotes de 500g, já sem casca, mas você pode descascar em casa se preferir.
Coloca o alho no processador e com 3 ou 4 pulsadas, tá no ponto.
Despeja numa bacia e para 100g de alho pesado SEM CASCA você coloca 1 colh de sopa de sal.
Mistura bem e guarda em vidros LIMPOS e SECOS, bem fechados e na geladeira.
A partir daí é do vidro para a panela.




Este é o que está com 30 dias...só vai soltando um  sorinho inofensivo.




Você quer aprender também a fazer
TEMPERO COMPLETO ???
Tá aqui, ó !!!


62 comentários:

  1. Boa dica,é mesmo muito chato ter de descascar toda hora,as vezes bato no liquidificador só com óleo e congelo as porções pequenas,mas quando descongela e vai pra geladeira fica escuro.Vou experimentar do seu jeito.Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu faço isso mas junto também uma colher de azeite. Às vezes, com esse mesmo processo, eu junto uma cebola e um pouco de salsinha ou outra erva.

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica, Lucia, facilita demais o trabalho na cozinha.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Oi Lúcia. Estou encantada com a suas receitas e dicas.
    Uma pergunta sobre o alho: eu os compro com casca e geralmente os coloco na água para descasca-los mais rápido. O que vc acha disso? Será q estou perdendo o gosto do algo fazendo isso? Qual seria a forma mais fácil de descasca-los na sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel... eu acredito que para que ele se conserve, não deva estar molhado.
      Vc pode colocar uma faca deitada sobre o dente de alho e dar uma pancada ôca sobre ela... a casca espantosamente se solta.
      Mas o ideal mesmo é comprar esse alho descascado, pois a acidez do alho queima as pontas dos dedos ao descar uma quantidade maior.

      Excluir
    2. Contrárias.... O Alho descascado já perdeu quase 20% de suas propriedades...
      Dica muito legal.... Pegue 2,3,4,5 cabeças de alhos ou qtas quiser...Separe os dentes (com casca)...coloque em um recipiente grande e com tampa... Precisa sacudir com força durante uns 20 segundos... Os dentes estarão todos descascados... Sem dor de cabeça...

      Excluir
    3. Que legal esta dica das cabeças descascadas por serem sacudidas!!!!!

      Excluir
  5. tudo que eu preciso,dicas praticas e deliciosas.

    ResponderExcluir
  6. Olá .. Gostaria de saber se pode ser em pote de plástico . Bjjs

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Sempre compro os temperos verde e perco logo,! Vou fazer amanhã mesmo. Obg

    ResponderExcluir
  8. Uma dica fácil para descascar o alho: Deixe-o mergulhado na água uns 15/20 minutos. A casca soltará com facilidade. Depois de descascados eu os bato no processador e acondiciono em vidros ou frascos limpos de margarina e os conservo fechados na geladeira. Desculpe-me, não coloco sal, nem vinagre, nem óleo, nada. Pelo que percebo, ele só fica amarelado mas não perde o sabor e nem suas propriedades.

    ResponderExcluir
  9. Outra coisa ainda que me esqueci no comentário anterior: Evito usar utensílios de metal ao utilizar o alho processado. Uso sempre uma colher de pau.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lúcia! Estou lendo sobre o alho, eu não coloco nada, põe para triturar o alho e geladeira. De cada vez faço mais ou menos 7 - 8 cabeças de alho e dura em torno de um mês; ele só fica um pouco mais amarelado, mas o próprio óleo do alho o mantém conservado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, uma colega me deu essa dica tbm, nao fica o cheiro na geladeira? O pote que comprei é de plástico comprei 1 kilo de alho triturado tem algum problema? Socorro gente casei agora e estou aprendendo a cozinhar rs não sei nada to aqui pra aprender com vocês.

      Excluir
    2. Não se coloca temperos e conservas em potes de plástico a menos que sejam recomendados pelos fabricantes. EU SÓ USO VIDROS.
      Sobre comprar o alho já triturado, com certeza ele já vem com algum conservante.....nesse caso invalida esta receita que se refere a ALHO IN NATURA.

      Excluir
    3. Ele é puro, to com medo dele estragar ou perder o sabor sei la, mas a moça disse que o proprio oleo do alho ja o conserva só deixar tampado na geladeira.. e colocar quantidade pra uma semana separada num potinho menor depois só repõe 🤔 nao quero que estrague e eu perca o dinheiro que investi 😢 eu comprei 1 kilo. To começando agora gente!!

      Excluir
    4. Vc devia ter comprado menos...........mas faça o que a vendedora disse.

      Excluir
  11. Nossa muito Boa a dica, gostei muito. Eu descasco o alho e guardo ele inteiro em um pote de vidro com tampa e deixo em temperatura ambiente nao coloco na geladeira. Queria saber se é incorreto essa forma de guardar?

    ResponderExcluir
  12. Correto ou incorreto ???... não sei, mas creio que na geladeira ele se conserve melhor e por mais tempo........tanto qto o sal que tb ajuda a conservar

    ResponderExcluir
  13. As embalagens vc compra, ou guarda ?? Se compra pode me passar o lugar ??
    Amei tdas as dicas q vc deu, são super p´rticas e fáceis !!! Obg
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu guardo...........os maiores são vidros de palmito e os menores são de geleia.

      Excluir
  14. Minha vida agora é outra!!!
    Muito Obrigada😘

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante da dica!!!
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  16. Lucia fiz meu alho direitinho, como você postou. Separei em potes e guardei na geladeira os que não iria usar de imediato. Ficaram escuros. Fiz novamente e Coloquei no Freezer e escureceram também. O sabor continua o mesmo, mas escurecer é natural?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que pode ter havido Marlene.........o meu nunca escurece, apenas amarela um pouco.

      Excluir
  17. vou experimentar se for legal digo pra vcs ,pois o alho esta pela hora da morte.

    ResponderExcluir
  18. suas dicas são valiosas. não gosto do sal em pasta, amei a forma que você nos ensina conservar o alho picado,muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. O meu ficou verde...bati e depois coloquei num pote com sal e oleo e coloquei na geladeira..sera que foi o pote plastico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiane .....não se coloca NENHUM tipo de conserva em pote de plástico, a menos que seja um plástico apropriado. Na receita não vai óleo, mas apenas sal na proporção de 1 colh p/ 100g de alho pesado sem a casca.
      Essa receita é resultado de testes de quantidades, ingredientes e tempos, portanto, fora disso não tenho como te afirmar nada.
      Fazendo do jeito que eu coloquei acima, lhe garanto a não mudança de cor, a não ser um leve amarelado.........e tb validade de 30 dias guardado em vidro e na geladeira.

      Excluir
  20. Boa Tarde quero fazer pra vender quais quer um desses temperos validade por 30 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não faço pra vender, mas o tempero completo já fiquei com ele por 5 meses na geladeira......o alho, com mais de 30 dias começa a mudar de cor, fica mais amarelo....porém o sabor é o mesmo.

      Excluir
    2. Vc já tentou fazer com alho innatura sem ser esses já descascados ?Pode ter durado mais pq esses já vem no conservante aí durou 30 dias . Mas não gosto do gosto . Acredito que o innatura dure menos .

      Excluir
  21. Adorei a receita do alho picado!
    Muito prático.

    ResponderExcluir
  22. Adorei Lúcia, sempre uso alho in natura, não gosto das pastas que vendem nos supermercados. Há um tempo atrás eu fazia isso sem sal, nem óleo, só o alho, mas sentia que não conservava muito bem e por isso deixei de fazer... Mas, agora farei com a sua dica dá colher de sal pra cada 100g.
    Só gostaria de saber uma coisa, eu não tenho balança pra pesar alimentos, posso utilizar aqueles medidores de plástico, onde dá pra se basear em gramas, ml, lt, etc.??
    Posso colocar a quantidade de alho descascado até a marca de 100g, acho que faz o mesmo efeito né? Ou aproximado.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses medidores são para determinados tipos de alimento.........100g de sal por ex é muito diferente em volume a 100g de farinha. Vai no olhômetro mesmo até vc poder ter uma balança, coisa que ajuda MUITO na cozinha. Com menos de 100 reais vc compra uma balancinha digital e boa qualidade.

      Excluir
    2. Blza amore, obrigada.
      Beijos!!!

      Excluir
  23. Lucia vc fez o teste desse tempero fora da geladeira? queria muito aprender um meio de ficar fora da geladeira.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiz e creio que ele não possa ficar fora da geladeira por conta da quantidade reduzida de sal, que no caso seria o conservante.

      Excluir
  24. Lúcia outra pergunta, esse alho que vc compra ou comprava vi que é embalado à vácuo, ele fica fora de refrigeração no supermercado? Vc já teve algum problema com esse alho descascado? Tenho vontade de embalar os meus a vácuo só não sei como armazenar. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro num Varejão e fica refrigerado.................mesmo assim creio que não dure muito tempo...........o ideal seria experimentar congelar se for para guardar por muito tempo. Faz um pacote pequeno e coloca no freezer prá ver qto tempo aguenta.

      Excluir
    2. Olá, fiz a pasta de alho tem 2 semanas coloquei pouco sal, aí escureceu , só que fiz 1 kg de alho será que ainda posso congelar uma parte desse alho pra durar mais tempo, ?

      Excluir
    3. Eu nunca congelei Vanessa, não sei o resultado..........eu deixo apenas na geladeira. A receita pede 1 colh de sopa de sal para cada 100g de alho e se vc colocou menos, a tendencia é mesmo escurecer, pois o sal funciona como um conservante. Escurecer não significa exatamente que está estragado.

      Excluir
  25. Obrigado Lúcia pela sua atenção. Gracinha Deus te abençoe sempre.virei fã da sua página.

    ResponderExcluir
  26. Fora da geladeira dura até qt tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca deixei fora da geladeira e não recomendo.....mas vc pode fazer um teste com uma pequena quantidade, vai experimentando e vê até qtos dias ele permanece inalterado.

      Excluir
  27. Oi ninha sogra me dá muito alho já triturado só com um pouquinho de vinagre!
    Mas ele fica com um cheiro horrível de gaz!!!sabe me dizer o porque??obrigada😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cheiro é característico do alho abafado.........não significa que esteja estragado. Eu não colocaria vinagre, pq não é com tudo que ele combina.
      Peça prá sua sogra te dar os dentes inteiros e sem nada, assim vc pode inclusive preparar tempero completo (tem o link com a receita lá em cima).

      Excluir
  28. Boa noite! Achei muito boa e fácil. Vou fazer p vender.
    Como vc calcula p venda?

    ResponderExcluir
  29. Oi gostaria de saber quem tritura e guarda na geladeira como faz pra eliminar o cheiro do alho pois estou cl esse problema se alguem souber agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  30. Se vc fizer exatamente como está na receita e colocar num vidro bem fechado, o cheiro fica só dentro do vidro e vc só o ente qdo abrir......aqui, nada que está dentro da geladeira tem cheiro de alho.

    ResponderExcluir
  31. Oi por favor .. a colher de sopa de sal é rasa ou cheia para 100g de alho? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pouco mais do que rasa............é o sal que vai conservar o alho, mas tenha cuidado ao usar para não salgar sua comida

      Excluir
  32. Boa noite,no lu me tira está dúvida, eu coloco só o alho q eu a ti n vidro?n precisa acrescentar óleo n?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta receita só vai alho e sal nas quantidades indicadas na receita.

      Excluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO