_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CONSERVA JAPONESA DE PEPINO - SUNOMO




Em japonês, sunomono significa alimentos avinagrados em conserva.  Por aqui, ele tem um significado mais preciso: a tradicional salada de conserva de pepino japonês  avinagrado. Uma das mais tradicionais entradas da culinária nipônica, já coleciona fãs também pelo ocidente e pode ser definida em apenas uma palavra: refrescante.
O segredo está na mistura do vinagre e do açúcar, responsáveis por dar ao sunomono um sabor só dele.

RECEITA:

INGREDIENTES
1 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco 
1 xícara (chá) de açúcar 
2 colheres (sopa) de sal 
2 pepinos japoneses
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
1 pimenta-malagueta 
3 colheres (sopa) de azeite 
2 dentes de alho amassados

MODO DE PREPARO
1. Lave os pepinos muito bem sob água corrente. Com uma faca afiada, corte os pepinos em rodelas finas. Reserve. Lave a pimenta e reserve (usei pimenta do reino em grão).

2. Numa panela média, coloque o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao fogo baixo (como eu usei pimenta do reino em grão, coloquei para ferver junto). Quando ferver, desligue o fogo.

3. Acrescente o pepino, o gengibre, a pimenta inteira, o alho e o azeite à panela e misture delicadamente.

4. Transfira o  conteúdo da panela para um pote de vidro esterilizado (veja a dica a seguir) e tampe bem. Sirva após 3 dias (não há necessidade, no máximo em 24h ele estará perfeito).

DICA
Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, molhos, ou mesmo geléias, feitos em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos. 

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.

OBS (minhas).: 

1 - colocando os pepinos num refratário grande, facilita na hora de misturar e como eles soltam seu próprio sumo, diminuem no volume.....sendo assim, cabe maior quantidade deles do que caberia com eles ao natural.

2 - desta vez (2ª vez) eu fiz 5 pepinos grandes e caberiam mais uns 3 no mesmo vidro.

3 - também alterei para quantidades iguais de vinagre e açúcar... achei que o sabor ficou muito mais agradável, pois diminuiu um pouco a acidez do vinagre ...lembrando que isto NÃO É PICLES, mas uma conserva japonesa.



*******


Na cozinha japonesa, o SUNOMO geralmente é servido polvilhado com sementes de gergelim torradas...

Um comentário:

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO